Cultura

Quatro blocos se apresentam no primeiro dia de Folia

As apresentações dos blocos para o Carnaval 2015, de 13 a 17 de fevereiro, iniciam neste sábado, 14. A saída do trio com os blocos selecionados, será na avenida Ene Garcez, em frente ao antigo prédio da Telemar, e seguirá 810 metros até o Palco Velia Coutinho.
Serão quatro blocos por noite e cada um terá 1h20 de desfile. A primeira noite de folia ficará por conta dos blocos Frango do Meio ½ Dia abrindo a avenida, às 19h20, seguido por Canaimé, Bafo da Onça e Bloco Du Poder, encerrando a noite.
O bloco Frango do ½ Dia foi criado em 2007, por meio de uma brincadeira de um grupo de amigos, como uma sátira ao bloco carnavalesco pernambucano O Galo da Madrugada, considerado o maior do mundo. Para um dos idealizadores do bloco, João Ferreira de Lira, a iniciativa da prefeitura de resgatar o carnaval de rua é louvável.
“Começamos como uma brincadeira saudável, com o propósito de resgatar a alegria e músicas que fizeram e fazem os carnavais até os dias de hoje. Muitos integrantes do bloco já pularam carnaval de rua em outros estados e agora podemos festejar aqui”, frisou.
Resgatar o espírito do carnaval de rua é o objetivo do bloco Canaimé, que há seis anos busca o enriquecimento das festas carnavalescas de Boa Vista. A intenção é suprir a carência de atrações neste período, uma vez que os jovens buscam diversão em outras cidades, fazendo com que a capital perca investimentos nessa época do ano.
“O bloco trabalha pensando em todos os detalhes para que nada comprometa nossa apresentação na avenida, desde a segurança do folião Canaimé até o repertório da banda, que é escolhido e ensaiado a partir dos primeiros dias de janeiro. Queremos encantar e tornar mágico esse dia para nossos brincantes”, destacou o vice-presidente, Pablo Antony.
O bloco Bafo da Onça, que também se apresenta no sábado de carnaval, foi criado em 2010 e levará este ano para a avenida o tema “O Bafo da Onça e a Turma do Chaves”, em homenagem à turma da Vila mais famosa do humor mundial. Para a presidente do bloco, Joana Pimentel, o carnaval de rua traz alegria à cidade.
“A iniciativa de trazer o carnaval de rua foi muito boa, pois trouxe de volta a alegria dos velhos carnavais e as tradicionais marchinhas, além da união de famílias, amigos, grupos e foliões de todos os lugares para brincar com muita diversão, brincadeiras e animando a cidade”, declarou.
A banda Forró Du Poder resolveu criar o Bloco Du Poder após o carnaval da prefeitura de 2014, quando fizeram uma participação em outro bloco. No mesmo ano, eles foram atração do carnaval do Município de Mucajaí.
“Com o resgate do carnaval de rua, Boa Vista voltará a ser uma cidade turística, como na época do Folia Vista, quando a cidade era invadida por turista de Manaus, Venezuela, Guiana e até mesmo dos municípios do estado, aquecendo a economia local”, disse o presidente e fundador do bloco, Dennes Araújo.
Fonte: Ascom/PMBV