As melhores lembranças de infância geralmente estão ligadas a algum momento especial da culinária. O gostinho do lanche feito com carinho pela nossa mãe, o brigadeiro de aniversário feito por alguma tia, ou até mesmo o convite para um chá da tarde com o vizinho. Momentos em volta da mesa que serviam para aproximar os amigos e familiares em alguma confraternização. Esse é o princípio básico da Cozinha afetiva, o termo pode não estar tão em alta, ainda mais em tempos de fastfood e culinária gourmet, mas a cozinha afetiva vem ganhando adeptos para quem gosta de uma refeição com um gosto mais caseiro.
Rose Guedes e Márcio Ribeiro são um casal simpático que estão popularizando a cozinha afetiva em Boa Vista. Ambos abriram um novo negócio em um quiosque onde recebem os clientes com muito bom humor localizado no Pátio Shopping Roraima. “É importante que eles se sintam em casa, e como se a parada para o lanche seja uma visita a um amigo” explicou Rose.
Ela é a cozinheira, ele é o assistente e o preparo dos alimentos começa com muito bom humor desde a hora de escolher os ingredientes, para que isso aconteça vale cantar na cozinha, testar novas receitas e convidar os amigos para cozinhar. “É preciso se divertir” relata.
Eles servem a comida com um ingrediente especial: uma passagem de ida para o melhor da gastronomia afetiva. Afetiva porque cada detalhe dos pratos é pensado para te relembrar as melhores lembranças, sejam elas de comidas, de viagens inesquecíveis ou até mesmo aquele prato que sua avó fazia com maestria.
Rose começou a cozinhar com a sua mãe, chegou a dar aulas de culinária em inglês em uma escola de línguas, foi quando percebeu que realmente tinha jeito para a coisa. Suas receitas são feitas com ingredientes caseiros em pequenas quantidades, pois o objetivo é que fiquem mais saborosas. “Não quero que seja algo gourmet, quero que seja algo especial e não pelo status” explica.
Ela foi quem ensinou os primeiros passos de Márcio na cozinha, que não tinha nem o básico da culinária. “No meu aniversário ele me deu um presente especial, me preparou um bolo de chocolate delicioso, algo com muito mais carinho do que um presente caro” comentou.
Os dois construíram um blog contando as experiências da cozinha no http://donamocacakes.blogspot.com.br/ onde escrevem sobre a história dos doces, como crianças podem aprender a cozinhar e testam novas receitas, além de possuir uma página no Facebook e no Instagram o endereço é @donamoçacakes.
Cultura
Receitas feitas com carinho nos mínimos detalhes
Rose Guedes e Márcio Ribeiro ensinam os principais ingredientes da Cozinha afetiva: amor e alegria na hora de cozinhar