Cultura

Recital de música barroca alemã será realizado na Igreja Matriz

O recital de música erudita ocorrerá no dia 09 de maio às 20 horas com entrada franca

Um recital com obras dos compositores mais proeminentes da história da música alemã do período Barroco será realizado nesse sábado (09) na Igreja Matriz a partir das 20 horas. Os concertistas Rafael Friesen (teclado) e Gilberto Stefan (violão) dividem o recital apresentando obras de Johann Hieronymus Kapsberger, Sylvius Leopold Weiss e Johann Sebastian Bach. Ambos são professores do curso de música da Universidade Federal de Roraima.
Segundo Gilberto Stefan, o público pode esperar um encontro musical com a história. “Vamos tocar músicas que se ouviam nos principais palácios da Alemanha, e que serão apresentadas aqui na Matriz que é a primeira igreja construída em 1909, por padres beneditinos da Alemanha. Iremos apresentar um repertório único e especial para o público de Boa Vista” destacou o músico.
Rafael Friesen
Foi orientado por Leilah Paiva na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, onde cursou o Bacharelado em Piano e a Especialização em Performance – Música de Câmara.
Nesta mesma instituição atuou intensamente como instrumentista em concertos em homenagem a grandes compositores da história da música. Como intérprete de música contemporânea estreou obras de autores nacionais e internacionais. Foi solista do 2º Concerto para Piano e Orquestra frente à Orquestra Filarmônica da UFPR e premiado em diversos concursos de piano no Paraná, São Paulo e Minas Gerais. Realizou concertos de música de câmara em Curitiba e Santa Catarina.
Após atuar como professor de piano e pianista colaborador de corais, em 2013 passou a fazer parte do corpo docente do curso de Licenciatura em Música da UFRR.
Gilberto Stefan
Nascido em Campo Grande/MS, o músico iniciou seus estudos em música erudita em 1994. Atualmente é Pesquisador, Intérprete-compositor e Professor de Violão na UFRR. Possui os títulos de Mestre em Música, Bacharel e Técnico em Violão. Trabalha como concertista, principalmente com a divulgação do repertório Clássico/Romântico e Contemporâneo para violão. Como intérprete-compositor, compõe obras originais para violão solo/câmara e transcrições de obras barrocas e renascentistas para duo de violões. Stefan desenvolve carreira de concertista desde 2003, já tendo se apresentado nos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, Bahia, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, São Paulo e Roraima, em concertos solo ou câmara e frente a orquestras.
Serviço Recital de Música Erudita Data: 09 de maio Local: Igreja Matriz Hora: 20 horas Entrada Franca