Cultura

Roraima terá encontro estadual de chefs de cozinha

Com o objetivo de reconhecer os profissionais da gastronomia no estado, Roraima terá uma etapa estadual do prêmio Dolmã, realizado pelo Grupo Conforto Gastronômico e pela Letras Saborosas, página dedicada à culinária – do jornal Folha de Boa Vista. A data ainda não foi divulgada, mas segundo a coordenadora do evento, Denise Rohnelt de Araújo, o evento será realizado no segundo semestre de 2015.

Denise informou que o evento possui uma página no Facebook intitulada “Enchef Roraima”, que irá indicar as pessoas que trabalham na área gastronômica no estado. Quem quiser participar da seleção, deve curtir a página e enviar os dados para o e-mail: [email protected].

Segundo Denise, a edição roraimense irá reconhecer e valorizar o trabalho e a dedicação dos profissionais que se destacam na área gastronômica e que contribuem para o aquecimento da economia da região. Os indicados irão concorrer ao prêmio Dólmã 2016 e participar do Encontro Nacional de Chefs, que será realizado em Manaus (AM).

Para ser indicado, além de o profissional ter interesse pela área de alimentos e preparação dos mesmos, outras características indispensáveis são higiene, metodologia, bom senso, criatividade, responsabilidade, capacidade de liderança e “feeling” para novas experiências.

O chefe de cozinha precisa dominar as técnicas culinárias, o que se adquire com a prática. Quem prepara os pratos são os cozinheiros, os bons chefes planejam a execução do prato, o pré-preparo, o preparo, a finalização, a qualidade dos alimentos e os métodos de cozimento.

Este ano a premiação foi realizada na capital do Mato Grosso do Sul, Campo Grande. “Durante o encontro houve a socialização e a troca de experiências entre os chefs de vários estados através de palestras, cozinha show, rodadas de negócio, consultorias, mostra de agricultores, encontro de turismo. Essa edição realizada em Roraima será uma grande oportunidade para os nossos profissionais”, explicou Denise.

O intuito da organização é que os eventos sejam itinerantes, sendo realizados a cada edição em um estado brasileiro, passando por todo o país. “O projeto foi estruturado para haver ineditismo durante os 27 primeiros anos, tendo cada estado do Brasil como anfitrião, incluindo o Distrito Federal”, destacou o idealizador do projeto, o presidente do Grupo Conforto Gastronômico, Geraldo Guerra Júnior.

Aqui em Roraima foram indicadas para o Prêmio Dólmã desse ano, Denise Rohnelt de Araújo; Ângela Gonçalves e Flávia Evaristo.  Apenas Denise Rohnelt de Araújo esteve representando o estado de Roraima, pois as outras candidatas não foram ao encontro. O primeiro Prêmio Dólmã de Roraima ficou para Flávia Rayane Lima Evaristo, instrutora de culinária.