RECONHECIMENTO

Roraimense ganha prêmio nos EUA e é eleita membra da Academia Americana de Artes e Letras

Pétira estava concorrendo com o curta animado 'A Magia de Makunaima', que foi retirado do livro infantil de contos escrito por ela, o Contos Indígenas para Crianças

Roraimense ganha prêmio nos EUA e é eleita membra da Academia Americana de Artes e Letras

A professora, escritora e artista roraimense Pétira Maria Santos, de 60 anos, foi uma das seis premiadas na Mostra Internacional Literarte Kids, em Massachusetts, nos Estados Unidos da América (EUA). Além da premiação que ocorreu no último dia 30 de março, a artista também foi eleita membra honorária da Academia Americana de Artes e Letras.

Pétira estava concorrendo com o curta animado ‘A Magia de Makunaima’, que foi retirado do livro infantil de contos escrito por ela, o Contos Indígenas para Crianças, lançado no ano passado pela Editora Literarte.

Pétira conta, que após a publicação do livro recebeu o convite de um produtor parceiro da editora para animar um dos contos e logo após a animaçaõ aprovada, perguntaram se poderia ser inscrita na Mostra internacional.

“Ele me disse que o pessoal de Massachusetts iria amar a animação e a história pois são apaixonados por cultura regional e também pela cultura indígena. Eu concorri com mais de mil escritores, e ganhei”, relata Pétira.

Pétira ja trabalhou com o ensino em escolas públicas de Boa Vista (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

A professora explica que a obra literária foi feita após muitas pesquisas sobre os contos e histórias roraimenses, além de perceber a escassez desse tipo de produção nas escolas municipais e estaduais.

“Eu sentia a necessidade de ter esse material didático pedagógico nas escolas, para que os professores trabalhassem com as crianças. A nossa realidade regional precisa ser trabalhada e divulgada também”, explicou a escritora.

Professora e escritora Pétira Maria Santos, em entrevista para a FolhaBV (Foto: Nilzete Franco FolhaBV)

O livro Contos Indígenas para crianças ganhará uma nova versão com novos contos em outubro deste anos. A escritora relata que ainda há muito trabalho pela frente, e que vai continuar investindo nas produções audiovisuais dos contos para que sejam acessados por mais pessoas.

Pétira não pôde ir até Massachusetts receber o prêmio e ser honrada como membra da Academia Americana de Artes e Letras. Mas irá receber os títulos e uma comenda no Rio Grande do Sul, em maio deste ano.

“É um orgulho imenso poder ter meu trabalho reconhecido dessa forma. Poder ver que o legado que eu deixo para o estado está sendo bem aceito”, finaliza a multiartista.

Pétira lançou o livro Contos Indígenas Para Crianças no ano passado (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Em sua carreira, a professora Pétira coleciona inúmeras premiações, honrarias e prêmios internacionais pelo seu trabalho nas artes, literaturas e pedagogia. Um legado que fica eternizado junto a história de Roraima.

A artista ja ganhou inúmeras honrarias e prêmios pelo seu trabalho na arte e na literatura (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)