Cultura

Roraimenses têm fotos selecionadas para Exposição Nacional

Os fotógrafos Marcelo Camacho e Jorge Macedo representam Roraima no Salão Nacional

Os fotógrafos Marcelo Camacho e Jorge Macedo representam Roraima durante o VIII Salão Nacional de Fotografia, que ocorre em Araraquara, São Paulo. Cada um enviou uma foto que mostra histórias diferentes e um novo olhar sobre a vida das pessoas. As fotos foram selecionadas entre imagens de fotógrafos de todo o país.

A foto selecionada de Jorge Macedo mostra uma menina com olhos expressivos, tirada em Belém do Pará, durante uma excursão. Na foto de Marcelo, um homem se veste de mulher e homenageia Iemanjá.

Segundo Jorge, as fotos são escolhidas conforme o edital de cada Mostra. “Resolvi nomear a imagem com o nome de “Ribeirinha”, são imagens que mostram a diversidade cultural e social do país, que chamou a atenção da comissão julgadora”, contou.

A parceria entre Jorge e Marcelo se dá em vários projetos dedicados à fotografia, entre eles, a exposição Frangmentos de Roraima, Projeto Cambono e a recente viagem ao nordeste, onde eles fotografaram imagens inéditas dos vaqueiros do sertão.

Cada projeto tem como objetivo mostrar a fotografia como o meio para reproduzir manifestações culturais.  

Segundo Marcelo, apesar de gostarem de fotografar as mesmas coisas, os estilos são muito diferenciados, o que eles têm em comum é a vontade de atingir a sociedade como um todo, sem restrições de nível social ou acadêmico.

 “Cada um tem um estilo, porém a forma de trabalhar é muito parecida, queremos mostrar imagens de cunho social, a população, a rotina, pessoas que tenham história para contar através da foto”, relatou Marcelo.

Segundo Jorge, para cada projeto é necessário traçar um levantamento bibliográfico sobre o tema, assim como realizar uma pesquisa de campo antes de tirar as fotos.

“Nosso próximo projeto será bem ousado, além de mostrar imagens queremos mostrar a história de vida dos vaqueiros em Roraima. Fomos até o nordeste para realizar essa pesquisa, que logo será uma bela exposição”, contou Jorge.

Salão Nacional de fotografia

O VIII Salão Nacional de Fotografia de Araraquara é uma realização da Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Fundart, Coordenadoria Executiva de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural e Museu da Imagem e do Som Maestro José Tescari, com apoio do Foto Clube Aracoara na divulgação.

Os autores das obras classificadas nos três primeiros lugares de cada categoria recebem medalha ou troféu. A solenidade de abertura e premiação será no dia 12 de agosto, às 20 horas, no Teatro Municipal Prefeito Clodoaldo Medina. As fotografias selecionadas ficarão expostas para visitação pública da abertura até o dia 09 de setembro, de segunda a sexta-feira.