Você já sentiu aquela dorzinha chata no dente enquanto tomava aquele sorvete bem geladinho ou quando bebia aquele cappuccino bem quente? Então, você pode estar com sensibilidade nos dentes.
Segundo o dentista Mauro Raposo, a sensibilidade dentária pode ocorrer quando o esmalte protetor do dente se torna muito fino ou ausente ou quando há retração da gengiva, que é o deslocamento da gengiva expondo a raiz do dente.
“Tem vários fatores que podem causar a sensibilidade, como a retração de gengiva, que ocorre por conta de vários fatores, como trauma na escovação, traumas de oclusão, além de perdas dentárias sem a reposição do mesmo”, explicou.
Conforme o especialista, o problema tem tratamento. “Geralmente no mercado tem pastas odontológicas que em alguns casos resolvem. Em outros casos é necessária a restauração para proteger a região sensível, e até mesmo a realização de canal, dependendo da gravidade dessas exposições”, disse.
Caso o problema permaneça, o médico recomendou a procura por um especialista. “O ideal é procurar o profissional que possa identificar o tratamento adequado para o paciente”, disse.
De acordo com o especialista, a sensibilidade afeta 57% da população no Brasil, ou seja, é bem comum. “O problema é que as pessoas se adaptam a viver com a condição e param de consumir alimentos quentes ou gelados”, contou.
A dica do dentista para contribuir com o alívio instantâneo é o usar creme dental específico para hipersensibilidade, que possui uma tecnologia exclusiva que fecha e veda os pequenos túbulos dentinários que causam a sensibilidade