Cultura

Saiba dicas para uma alimentação saudável para desintoxicar o organismo

O grande benefício dessas propostas é desintoxicar o organismo antes de iniciar uma dieta mais prolongada

Nem toda dieta é exclusivamente para emagrecer, uma alimentação saudável tem como objetivo criar um cardápio que proporcione disposição e energia.  Comer para nutrir bem o corpo é a melhor forma de combater o mal-estar e doenças. Uma forma de se alimentar bem é procurar alimentos antioxidantes e desintoxicantes que fazem bem para o organismo.
“A principal função da dieta é desintoxicar o organismo, tirar as impurezas que ao longo dos anos acumulamos, pois com o padrão de vida atual, estamos constantemente expostos as substâncias prejudiciais, que comprometem o bom funcionamento do corpo. Como há muitos alimentos industrializados, o fígado não dá conta de limpar o organismo sozinho. E a detox ajuda a fazer essa faxina interna, melhorando o metabolismo, a imunidade, o funcionamento do intestino e, consequentemente a perda de peso” explicou a nutricionista Talita Nascimento.
Para desintoxicar é essencial que o paciente inicie com a reeducação alimentar. A nutricionista indica que devem ser incluídos no cardápio, alimentos funcionais, chás, sucos funcionais e desintoxicantes, peixes ricos em ômega-3, alimentos livres de agrotóxicos. “É preciso adquirir a alimentação é a mais natural e saudável possível, quando falo de reeducação alimentar, falo de uma conscientização de acertos e erros alimentares, para entender os nutrientes que não podem faltar ao nosso organismo, e ao mesmo tempo adquirir o hábito de comer de tudo, mas de forma saudável, sempre aliada a uma atividade física. Sempre é bom ressaltar a importância de procurar acompanhamento de um profissional em Nutrição” disse.
Segundo ela, dor de cabeça, cansaço e stress podem estar aliados a uma má alimentação. “Existem pacientes que por está com o corpo intoxicado sentem fortes dores de cabeça, que é super normal na fase de desintoxicação. Com uma dieta, eles começam um novo hábito e em cerca de poucos dias já começam a sentir a diferença” explicou.
A nutricionista indica que devem ser incluídos no cardápio, alimentos funcionais, chás, sucos funcionais e desintoxicantes, peixes ricos em ômega-3, alimentos livres de agrotóxicos. “É preciso adiquir a alimentação é a mais natural e saudável possível” explicou.
Confira alguns alimentos dexintoxicantes:
Salmão
Esse peixe é rico em ômega 6 e ômega 9, todos nutrientes com poderosa ação anti-inflamatória. “Além disso, durante esse processo de desintoxicação, não é aconselhável comer carne vermelha ou outros tipos muito gordurosos, que têm a digestão muito lenta e provocam inflamação. O ideal é ingerir peixes três vezes na semana.
Frutas e legumes
Além de terem uma digestão mais fácil, as frutas, legumes e verduras são ricas em vitaminas e minerais que atuam como antioxidantes. Elas impedem ou neutralizam a formação de compostos denominados radicais livres, que são nocivos ao organismo. A quantidade diária indicada para ingestão de frutas e legumes é de 3 a cinco porções.
Chá verde
A bebida é rica em catequinas, substâncias que combatem a inflamação e os radicais livres. “As catequinas também possuem efeito termogênico, ajudando a reduzir a concentração de gorduras no sangue”, afirma a nutróloga Cristiane. De acordo com a nutricionista, o chá  não deve ultrapassar o limite de um litro diário.
Alimentos Integrais
Por serem ricos em fibras, os alimentos integrais atuam na melhora do funcionamento intestinal. Com o intestino funcionando melhor, o corpo aumenta a capacidade de excreção de toxinas por meio das fezes, potencializando a desinflamação.
Grãos
Além de possuir vitaminas e minerais, os grãos integrais em geral possuem amidos resistentes, isto é, fibras que não são digeridas e agem promovendo a aceleração do trânsito intestinal. Grãos como a quinua e linhaça também possuem ácidos graxos ômega 3, que são anti-inflamatórios.