Para comemorar dez anos de trajetória, a Secretaria de Cultura de Roraima realiza o lançamento do Selo Cultural nesta segunda-feira (23) no Palácio Senador Helio Campos. Durante a solenidade, será efetivado o Calendário Cultural do Estado de Roraima.
A secretaria de Cultura de Roraima foi fundada em 2013, após a união de artistas locais com o objetivo de incentivar políticas públicas para o âmbito cultural. De acordo com o secretário de cultura, Sherisson Oliveira, a pasta passa por um momento de reestruturação do setor, e começa o ano de 2023 com as tão esperadas reformas do Teatro Carlos Gomes, Palácio Nenê Macaggi, Casa da Cultura e a construção do Centro Cultural do Parque Anauá.
Ainda esse ano, haverá a execução das leis ‘Paulo Gustavo, Aldir Blanc 2 e a nova lei de incentivo a cultura do Governo de Roraima que irá injetar mais de 20 milhões de reais aos fazedores de cultura do estado.
“Os dez anos de criação da Secretaria de Cultura são um marco importantíssimo para as politicas públicas de cultura do estado. Um dispositivo estratégico na garantia da fomentação de artistas, fazedores de cultura, e bens culturais de qualidade. Essa gestão é sensível às nossas tradições culturais e a inovações artísticas que fazem da cultura um grande mosaico de experimentações fascinantes. Vamos continuar apoiando e fortalecendo a Arte e a Cultura como base de desenvolvimento artístico cultural e valorização da nossa identidade” explicou o secretário Sherisson.
Para o Diretor de Promoção Cultural, Enos Almeida, a cultura é um dos legados mais importantes de um povo e por isso a data será celebrada com a participação popular e de artistas locais.
“O Governo do Estado de Roraima, viabiliza através da SECULT, esse desenvolvimento artístico cultural, aprimorando, resgatando, fortalecendo e integrando saberes, conhecimentos e processos criativos, através do vetor das políticas públicas de cultura. Então, comemorar 10 anos de SECULT, é mais que uma festa, é uma vitória de resistência e força na perpetuação desse grande viés criador da arte e cultura” finaliza.