Sem derreter a maquiagem: quadrilheiros contam com camarim climatizado no São João do Anauá

Os brincantes podem usar o espaço antes das apresentações
Os brincantes podem usar o espaço antes das apresentações

O São João no Parque Anauá este ano tem uma novidade: agora os brincantes contam com um camarim exclusivo e climatizado para utilizarem antes e depois das apresentações no Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas. Essa é uma ação pioneira voltada aos quadrilheiros.

Localizado ao lado da Arena Junina, o espaço de 16 m² é totalmente climatizado, com tablado, e poderá ser utilizado para que os quadrilheiros possam arrumar os últimos detalhes das vestimentas, maquiagem e adereços que encantarão o público.

O diretor de Promoção Cultural da Secult (Secretaria de Cultura e Turismo), Quequel dos Prazeres, destacou que a proposta para a criação do espaço reservado nasceu a partir do São João no Parque Anauá de 2023, em constante conversas com as agremiações.

“Essa é uma novidade para esse ano e acredito que seja uma das novidades que mais deu certo. A gente já está se preparando para o ano que vem. Uma estrutura maior e com maior conforto para eles, pois eles merecem isso tudo”, ressaltou.

E quem aprovou a novidade foi a quadrilheira Sâmara Cabral, de 21 anos. Subindo ao tablado pela primeira vez como noiva da quadrilha Xamego na Roça, a brincante destacou a praticidade de ter um espaço como esse.

“Eu, particularmente, amei. Nós, quadrilheiros, nos sentimos agradecidos porque esse espaço é climatizado. Para nós mulheres, que estamos todas maquiadas, fica bem melhor com o ar-condicionado para não derreter a maquiagem. Eu gostei bastante, porque agora também tem como a gente se arrumar com privacidade”, avaliou a jovem, que dança na Xamego na Roça há nove anos.

Sâmara Cabral sobe esse ano ao tablado pela primeira vez

PREPARAÇÃO

O período junino deixa o coração de qualquer quadrilheiro à milhão, principalmente se esse amor vier desde a infância. Esse é o caso de Styverson Andreazza, de 19 anos. Atuando desde os 11 anos no movimento quadrilheiro, está no quarto ano como rei caipira da quadrilha Coração Alegre.

“Apesar de todo ano a gente se programar para  subir no tablado, toda vez que a gente sobe é um nervosismo diferente, é uma emoção diferente, é uma energia diferente, é um público diferente. No mundo quadrilheiro, a gente é de tudo e um pouco. Já fui rainha da diversidade, animador e agora estou como rei caipira. Então a gente sempre tá esperando novos espaços para podermos ter um conhecimento melhor dentro do mundo junino”, declarou.

CONCURSO DE QUADRILHAS: Saiba quais quadrilhas disputaram o terceiro dia

Na noite desta quarta-feira, 24, o Concurso Estadual de Quadrilhas chegou ao seu terceiro dia com apresentações de quatro quadrilhas juninas do Grupo de Acesso e duas quadrilhas do Grupo Especial. São elas:

– Luar do Sertão, do Grupo de Acesso: com 14 casais, a agremiação do bairro Tancredo Neves, zona Oeste de Boa Vista, apresentou a temática “Encantos de uma noite de São João”;

– Joaninha Caipira, do Grupo de Acesso: com 20 casais, a agremiação com integrantes de Boa Vista e da comunidade Tabalascada, do Cantá, apresentou a temática “No meu São João da liberdade, existe o amor que supera toda a dor”;

– Espantalho Junino, do Grupo de Acesso: com 20 casais, a agremiação do bairro Equatorial, zona Oeste de Boa Vista, apresentou a temática “Numa festa de quermesse, Santo Antônio faz a festa”;

– Coração Alegre, do Grupo de Acesso: com 21 casais, a agremiação do município de Alto Alegre apresentou a temática “Pedaços arrancados de mim”;

– Escola Forrozão, do Grupo Especial: com 29 casais, a agremiação boavistense apresentou a temática “No meu São João, a tradição é dançar de chitão”;

– Xamego na Roça, do Grupo Especial: com 30 casais, a agremiação do município de Mucajaí apresentou a temática “O canto forte ecoou”.

E nesta quinta-feira, 25, tem mais quadrilhas subindo no tablado da Arena Junina. A partir das 19h30, seis quadrilhas disputam o quarto dia do Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas pelos grupos Emergente, de Acesso e Especial. São elas:

– 19h30: São Vicente (Grupo Emergente);

– 20h15: Evolução Junina (Grupo de Acesso);

– 21h: Macedão (Grupo de Acesso);

– 21h45: Explosão Caipira (Grupo Especial);

– 22h30: Agitação (Grupo Especial);

– 23h15: Coração Caipira (Grupo Especial).