Cultura

Semana Farroupilha une gaúchos e roraimenses

A tão esperada Semana Farroupilha começou no Centro de Tradições Gaúchas (CTG). Essa festança já se tornou parte do calendário cultural do estado, não é atoa que é agraciada com a lei de incentivo à cultura. É uma forma de valorizar a cultura gaúcha envolvendo toda a população do estado, oferecendo ao público diversas apresentações e muita diversão. O evento irá até o dia 20 deste mês, a entrada é gratuita, e todos estão convidados.

Um dos objetivos é mostrar alguns dos costumes do Rio Grande do Sul (RS) aos roraimenses. Inclusive, o CTG foi fundado por pessoas que estão fora do berço e se uniram para manter as tradições. Por isso, realizam diversas atividades e uma delas é a Semana Farroupilha. Curiosidade: essa festa foi idealizada para homenagear a Guerra dos Farrapos.

O presidente do centro ou Patrão [maneira tradicional e respeitosa como é chamado], Carlos Lana, disse que o evento é uma forma de encontrar conterrâneos e pessoas que têm ou tiveram algum vínculo com a região, para confraternizar e trocar experiências. “Mesmo estando no extremo norte do país é necessário valorizarmos essas questões culturais”, disse o presidente.

Pala ele, é um jeito de valorizar e não deixar morrer a tradição sulista criada pelos antepassados. “Por todo o ano temos programações voltadas ao nosso estado de origem, como por exemplo, cafés da manhã e campeonatos de canastra. Além disso, toda semana tem encontro em uma área reservada para grupos internos distintos que chamamos de piquetes, onde eles fazem churrascos e brincadeiras”.

Segundo informações de um dos organizadores do evento, Max Schmoller, a expectativa é muito boa. “Depois do arraial, que ocorre anualmente em Boa Vista, a Semana Farroupilha é outro acontecimento que se destaca pelo tamanho, tanto estrutural como por tempo de duração”, enfatizou.

“É importante que as pessoas fiquem atentas à programação para não perder a oportunidade”, ressaltou Max, deixando no ar uma dica para ter atenção especial às noites temáticas, que se destacam pelos pratos.

COMIDA – Falando nelas, as três principais noites temáticas são a “Noite Italiana”, que será na terça-feira (15), com comidas típicas regadas com vinho. Na quarta (16) será a vez do “Boi no Rolete”, neste dia, um boi suculento é assado inteiro e servido aos clientes. E por último, mas não menos importante, a “Noite Alemã”, na sexta (18), com comidas típicas e muito chopp. Imperdível para os amantes de uma refeição de qualidade.

CAVALGADA – É uma caminhada a cavalos costumeira, ocorre pelas ruas da cidade, onde carregam a representação da Chama Crioula, uma espécie de tocha.

Logo depois, a chama é levada até o CTG, onde é acesa em uma pira metálica, é quando o evento é oficialmente iniciado. O mais legal é que qualquer pessoa que esteja caracterizado e com cavalo devidamente legalizado, pode participar.

PRENDAS – O concurso de prendas mede o nível de conhecimento dos participantes, o júri é bastante rigoroso. São designados desafios específicos. Para as mulheres são atividades como preparar o chimarrão e iguarias do sul. E para os homens, como saber dar o laço tradicional e preparar um bom churrasco.

INVERNADAS – Para animar as noites, haverá a apresentação dos grupos das Invernadas Artísticas, um dos maiores orgulhos da instituição. Eles envolvem o público com muita animação, por meio de coreografias que representam as danças tradicionais. Os grupos ensaiam diariamente, incluindo declamação de poesias, que também faz parte da exibição.

ATRAÇÕES – Cavalgadas da Chama Crioula e do dia do Gaúcho; Noite Italiana; Boi no Rolete; Noite Alemã; Roda de Chimarrão; Apresentações das Invernadas; Conjuntos musicais: Raça Campeira; Volnei Gomes e Cantando o Rio Grande; e As Gurias.

SERVIÇO
XXVIII Semana Farroupilha
Local: Centro de Tradições Gaúchas (CTG)
Quando: Até 20 de setembro
Horário: a partir das 19h
Entrada: gratuita
Mais informações: 99117-3001 / 98112-7868