Cultura

Semana Global apresenta o perfil do jovem empreendedor

Com o tema “Não deixe nenhum obstáculo ser maior que o seu sonho”, a Semana Global do empreendedorismo começa hoje (19) no Auditório da Cadecon

O tema Empreendedorismo está em pauta. Nos últimos anos, o mundo dos negócios passou a tratá-lo com intensidade por meio de pesquisas que traçam o perfil dos empreendedores, em ênfase para os jovens. Para abordar o tema, a Semana Global de Empreendedorismo está sendo realizada de forma simultânea em todo país, inclusive em Boa Vista.
Com o tema “Não deixe nenhum obstáculo ser maior que o seu sonho”, o evento procura encorajar o empreendedor a não desistir e buscar um negócio que seja diferencial para o país. A programação será no auditório da Cadecon na UFRR com entrada franca a partir das 18h30. Podem participar tanto donos de empresas, quanto pessoas que desejam abrir um negócio.
A semana inicia com apresentação da Pesquisa Nacional do Perfil do Jovem Empreendedor Brasileiro com o Revisor Nacional da Pesquisa, Diretor de Projetos da AJE Roraima Fabiano de Cristo a partir das 18h30.
Durante o mês de junho, a Conaje realizou uma pesquisa que definia quem eram e quais eram as principais dificuldades atuais do jovem empreendedor. O resultado mostrou que a maioria dos jovens que empreendem no Brasil é do sexo masculino, tem de 26 a 30 anos, possui curso superior completo, prefere abrir empresa no segmento de serviços, emprega até nove funcionários, fatura até R$ 60 mil por ano e utiliza as redes sociais como um dos principais meios de conexão com o mundo dos negócios.
Essas informações integram o resultado da pesquisa “Perfil do Jovem Empreendedor Brasileiro”, realizada pela Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje), em parceria com a Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.
De acordo com Fabiano de Cristo, o objetivo foi levantar informações para conhecer a realidade do jovem empreendedor no País, além de elaborar estratégicas para criar um ambiente mais produtivo, inclusivo, favorável aos negócios a partir dos dados alcançados com a pesquisa.
“Descobrimos que se trata de um tema relevante para o debate nacional e, especialmente, para a formação de nossos empreendedores, o resultado dessa pesquisa será apresentado durante a programação da Semana Global que conta com a presença de diversos convidados com trajetórias empreendedoras e casos de sucesso” explicou
Ele explica que a busca da independência é o principal motivo para optarem por investir na abertura de um negócio e que a falta de dinheiro e de preparo são os principais motivos que os impedem de abrir uma empresa. “São detalhes que permitem entender o que o jovem pensa, o que quer, como se conecta com o universo empreendedor, quais os obstáculos do empreendedorismo no Brasil e sua participação em entidades jovens empresariais, buscando suprir as necessidades emergentes do ‘ato de empreender’.
Segundo ele, a partir desses resultados, que são inéditos no universo do empreendedorismo jovem, a Conaje e outras instituições poderão realizar projetos e ações, e cobrar políticas públicas mais assertivas para o jovem empresário brasileiro. 
Programação
A semana inicia apresentação da Pesquisa Nacional do Perfil do Jovem Empreendedor Brasileiro com o Revisor Nacional da Pesquisa, Diretor de Projetos da AJE Roraima Fabiano de Cristo a partir das 18h30.
Em seguida, a Rodada Inspiradora – Um Painel de Cases de Sucesso com Jovens Empresários Roraimenses com os Empresário Laercio Gentil da NEO Centro de Serviços e a empresária Marcela Botinelly da Yazigi Boa Vista.
Serviço Semana Global de empreendedorismo Data: 19 de Novembro Local: Auditório do Cadecon/ UFRR Hora: A partir das 18h30