Com o objetivo de reunir estudos e pesquisas sobre o patrimônio histórico cultural de Roraima e promover o debate sobre a arquitetura local, o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Roraima (UFRR) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN/RR) promovem o 1º Seminário do Patrimônio Cultural de Roraima.
O evento ocorrerá nos dias 17, 18 e 19 de agosto no auditório Alexandre Borges, campus Paricarana, em comemoração ao Dia do Patrimônio. De acordo com a professora Claudia Nascimento, da comissão organizadora, a programação conta com palestras, mesas-redondas, minicursos, exposições artísticas, apresentações culturais e sorteio de brindes.
Segundo ela, o seminário tem como objetivo promover a divulgação, reflexão, debate e integração de pesquisadores, estudantes e profissionais, discutindo perspectivas e desafios, além de promover uma melhor e mais crítica percepção do patrimônio cultural de Roraima.
“Um dos temas que será abordado no seminário é o papel do poder público na preservação do patrimônio local, um momento para discutir quais são os planos da atual gestão do patrimônio e contribuição para o seminário”, relatou.
O seminário irá resultar em uma publicação divulgada em todo o território brasileiro, incentivando a produção científica local. Os alunos interessados podem submeter seus artigos entre os dias 17 de agosto e 14 de setembro.
Os artigos devem abordar questões relacionadas à preservação e valorização do patrimônio cultural de Roraima e seus reflexos na sociedade, servindo de referência para o Estado e como fonte de pesquisa no âmbito do seguinte tema: Patrimônio Histórico Cultural de Roraima.
Os artigos não precisam ser inéditos e devem contemplar os seguintes aspectos: adequação à temática, criatividade, qualidade técnica e seguir as normas estabelecidas no Edital. As inscrições serão recebidas no Iphan em Roraima.
A superintendente do Iphan, Mônica Padilha, explica que será um momento para apresentar à comunidade quais são as leis que regem uma restauração, além de conhecer quais são as políticas públicas voltadas para o patrimônio
“É uma questão de valorização e de reconhecimento. Nós vemos na cidade, todos os dias, prédios abandonados e em arruinamento, inclusive prédios que foram demolidos, nós entendemos que existe o desconhecimento do patrimônio. É preciso regularizar os critérios de tombamento desses patrimônios”, relatou.
Programação
Entre os temas abordados no Seminário estão: O Papel do Poder Público na Preservação do Patrimônio Histórico Local, Conceitos Fundamentais para Intervenção em Edifícios Patrimoniais, A Cultura Indígena e o Patrimônio Cultural no Estado de Roraima, A Educação Patrimonial como Instrumento de Valorização e Preservação do Patrimônio Cultural: Exposição de Casos, Patrimônio Imaterial: Conhecimento Tradicional Associado ao Patrimônio Genético, entre outros.
A programação completa pode ser conferida no site da Universidade Federal de Roraima (ufrr.br). Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (95) 3621-3186 (Coordenação do Curso de Arquitetura e Urbanismo/UFRR) ou (95) 3623-2104 (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional-Roraima).