Cultura

Seminário vai discutir processos de criação de projetos culturais

Seminário ocorre no Espaço Multicultural Amazonas Brasil, Sesc- Mecejana, nos dias 19, 20 e 21 de abril

Estão abertas as inscrições para o ‘Seminário de Empreendedorismo Cultural e Sustentabilidade nos Projetos de Cultura’ que ocorre no Espaço Multicultural Amazonas Brasil, Sesc- Mecejana, nos dias 19, 20 e 21 de abril.

A proposta do evento é de promover um momento de discussão sobre processos de criação de projetos, a utilização de recursos e a atuação no mercado. Os interessados devem fazer inscrições gratuitamente no site http://www.sescrr.com.br. As vagas são limitadas.

O seminário é direcionado aos profissionais de projetos culturais, gestores em cultura, artistas e estudantes da área, que poderão conferir experiências de agentes do segmento dos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Tocantins e Amazonas, além de produtores locais.

O que estará em discussão, por exemplo, será a reflexão sobre como transformar em oportunidades as novas ideias e soluções para o mercado cultural, partindo do contexto da Região Amazônica para o âmbito Nacional e Global.

Cláudio Moura, coordenador de Cultura do Sesc, explica que o empreendedorismo no ramo da cultura deve estar preparado para as constantes mudanças do mundo globalizado. Para ele, o conhecimento sobre gestão de projetos, legislações do segmento cultural e inovações tecnológicas é imprescindível para se ter sucesso no ramo artístico.

“Primeiramente, precisamos nivelar o conhecimento para todos, garantindo acessibilidade à informação sobre os mais diversos assuntos que envolvem o universo cultural. Interagir com outras realidades também será de extrema importância para troca de experiência. E essa é a proposta básica do seminário”, disse o coordenador.

O ‘Seminário Empreendedorismo Cultural e Sustentabilidade nos Projetos de Cultura’ terá três eixos temáticos: A) Processos de Criação Artística; B) Projetos de Circulação – Festivais – Difusão; e C) Sustentabilidade da Cultura.

A programação contará com apresentações artísticas e mostra de processos, palestra sobre direitos culturais e classificação indicativa nas artes, mesas-redondas, oficinas e grupos de discussões temáticas.

Amazônia das Artes – O evento marca a abertura da Mostra Sesc Amazônia das Artes 2018 em Roraima. Na quinta-feira, 19, no Teatro Jaber Xaud, o Sesc recebe o espetáculo de Dança “Olhai por Nós”, do grupo Lamira de Dança (TO) – classificação 14 anos. Na sexta-feira, 20, será a vez espetáculo amazonense ‘Manauara em Extinção’ – classificação livre. As apresentações serão realizadas às 20h, com entrada franca para toda programação.

PROGRAMAÇÃO
Seminário Empreendedorismo Cultural e Sustentabilidade nos Projetos de Cultura

19 de Abril – Temática: Processos de Criação Artística

8h30 – Abertura com apresentação da programação do seminário.

9h30 – Intervalo Coffee-Break.

10h – Debate Geral sobre ‘Condições de Criação Artística no Brasil/Região Amazônica
e Estratégias para Sustentabilidade das Artes’, com: Grupo Lamira de Dança (TO) e Dinho Araújo – Artes Visuais (MA).

12h – Intervalo.

14h – Continuação do Debate Geral, com: Cora Rufino – Teatro (MG) e Kaline Barroso
– Teatro (RR).

15h30 – Intervalo Coffee-Break.

16h – Qual a importância de investir em projetos de circulação artística? Reflexões:
Márcia Rodrigues – Departamento Nacional do Sesc e Galiana Brasil – Rumos: Itaú
Cultural.

20 de Abril – Temática: Projetos de Circulação – Festivais – Difusão

8h – Apresentação Artística do Projeto de Residência em Dança, coordenado por Renata Leoni (MS).

9h30 – Intervalo Coffee-Break.

10h – Palestra ‘Diálogos de Intercâmbio Iberamericano’, com Fabiano Carneiro-Funarte.

12h – Intervalo.

14h – Palestra ‘Direitos Culturais e Classificação Indicativa nas Artes’, com Ana Carolina Capozzi (Cesnik Advogados).

15h30 – Intervalo Coffee-Break.

16h – Debate sobre Direitos Culturais e Classificação Indicativa nas Artes.

21 de Abril – Temática: Sustentabilidade

8h – Palestra ‘Intercâmbios Livre em Artes – Circuito de Artes, Estratégias e Mediações’, com Beatriz Lemos – Lastro (SP).

9h30 – Intervalo Coffee-Break.

10h – Debate ‘Desafios da Promoção Artística em Roraima’, com Silmara Costa – Cia. Arteatro (RR).

11h – Encerramento e Avaliação do Seminário.