A Universidade Federal de Roraima (UFRR) oferece a comunidade uma exposição de arte com feira de cultura, em alusão ao Abril Indígena, no Espaço de Cultura e Arte União Operária, localizado na avenida Nossa Senhora da Consolata, no Centro.
O evento de arte indígena contemporânea tem a parceria da Galeria Jaider Esbell; a exposição será entre os dias 11 e 29 deste mês. Nas tardes dos dias 12, 13 e 14 terão atividades integradas com presença de público, das 13h às 18h.
Indígenas de todo o Brasil lembram com várias ações o Abril indígena. No Brasil, existem 462 terras indígenas regularizadas, que representam cerca de 12,2% do território nacional. Localizadas em todos os biomas brasileiros, com concentração na Amazônia Legal, as terras indígenas abrigam grande parte da biodiversidade brasileira e são as áreas protegidas mais preservadas do país.
A diversidade cultural e os conhecimentos tradicionais dos povos indígenas são fundamentais para a manutenção dessa biodiversidade, que também é resultado da atuação da Funai, por meio de ações de demarcação de terras indígenas, monitoramento territorial, fiscalização, prevenção de ilícitos, gestão territorial e ambiental, conservação e recuperação ambiental, diagnósticos e levantamentos etnoambientais participativos, proteção dos conhecimentos tradicionais indígenas associados à biodiversidade, fomento à produção sustentável, entre outras.
Com informações da UFRR.