Cultura

UFRR promove show e workshop com Naná Vasconcellos

Naná Vasconcellos é ganhador de oito prêmios Grammy de música

Ganhador de oito prêmios Grammy, o pernambucano Naná Vasconcellos é considerado uma autoridade mundial em percussão, ele será a atração principal da V Semana da Consciência Negra e Patrimônio e o VI Festival de Capoeira realizados pela Universidade Federal de Roraima de 18 a 21 de novembro.
O evento tem como objetivo lembrar o Dia da Consciência Negra celebrado no dia 20 de novembro. A abertura da programação será feita com um show do percussionista, que se apresentará no Centro Amazônico de Fronteira, campus Paricarana. O espetáculo ‘O bater do coração’ terá entrada franca e terá inicio na próxima segunda-feira (17) a partir das 19 horas. Durante o dia, Naná Vasconcelos coordenará um workshop gratuito no Espaço de Arte e Cultura União Operária da UFRR,  avenida Nossa Senhora da Consolata, 565, Centro. As atividades começam às 9 horas e terminam às 11 horas. As inscrições podem ser feitas na hora e local do evento.
Além do show, o evento tem na programação vivências, rodas de prosa, encontro de capoeira angola, mostra de vídeo, encontro quilombola, teatro, oficinas e uma Feira de Experiências Sustentáveis com barracas de comidas típicas e artesanato. E oficinas de alfaia, capoeira, máscaras africanas em cerâmica, trança nagô, miçanga, ervas medicinais, flores em tecido e lindo. As inscrições podem ser feitas enviando e-mail para [email protected] ou ligando para 3621 3166.
Naná Vasconcellos
Juvenal de Holanda Vasconcelos nasceu no Recife. Eleito oito vezes o melhor percussionista do mundo pela revista americana Down Beat e ganhador de oito prêmios Grammy, é considerado uma autoridade mundial em percussão.
Desde jovem se envolveu os tambores nos movimentos de maracatu locais. Começou a tocar aos 12 anos com seu pai numa banda marcial no Recife. Mesmo depois de duas décadas tocando pelo mundo, morou em Paris e Nova York, as influências de sua terra estão presentes em tudo o que faz. Dotado de uma curiosidade intensa, indo da música erudita do brasileiro Villa-Lobos ao roqueiro Jimi Hendrix, Naná aprendeu a tocar praticamente todos os instrumentos de percussão, embora nos anos 60 tenha se especializado no berimbau.
Serviço Semana da Consciência Negra Data: 18 a 21 de novembro Local: UFRR ( Em frente ao Restaurante Universitário) Entrada Franca