Cultura

Uma vida dedicada ao Balé

Santiago Júnior é solista do Teatro Municipal do Rio de Janeiro desde 2000, e apresenta-se em Boa Vista nesse sábado (07), na Casa do Neuber.

Santiago Júnior é filho de Sônia e Santiago, neto de dona Elvira e seu Dandãezinho, roraimense de corpo e alma. Aos 42 anos, o bailarino é solista do corpo de baile do Teatro Municipal do Rio de Janeiro desde 2000, onde ingressou por meio de concurso público e lá atua em todo o repertório da companhia.
Passando as férias em sua cidade natal, o artista irá apresentar o espetáculo ‘Música, Dança e Poesia com o bailarino Santiago Júnior’ que conta com a direção musical de George Farias. Apesar de ser bailarino profissional, a dança não é a única arte que faz parte de sua vida. Além dos passos que já encantam pessoas do mundo todo, o bailarino se arrisca como cantor, poeta, escritor e até mesmo na arte da culinária.
O show terá uma atmosfera mais intimista que irá unir música, poesia e dança. Um grupo de amigos do artista resolveu fazer a produção do evento como uma forma de boas-vindas. Santiago mora no Rio de Janeiro, mas sempre que pode vem a Boa Vista para matar a saudade de sua cidade natal. Será a primeira vez que Santiago irá dançar, cantar e declamar poesias. “O espetáculo tem um ritmo, uma dramaturgia que reflete o meu espírito, a minha história, e o fato de isso ser realizado pela primeira vez em Roraima, deixa tudo mais especial por ser a minha terra”, contou.
Em seu currículo, Santiago já foi o bobo da corte do balet Lago dos Cisnes, o ídolo de bronze do balet Bayadere, o Mercúcio de balet Romeu e Julieta e o Espectro da Rosa e já participou de filmes e comerciais e hoje se coloca, pela primeira vez, num palco como cantor e poeta. Estreou profissionalmente no balé metropolitano de Caracas, Venezuela. Ganhou a medalha de ouro no seminário internacional de dança de Brasília e medalha de prata no C.B.D.D. (Festival de Dança de Brasília), no Rio e janeiro.
O espetáculo conta sobre o amor, sobre a vida, sobre os desencontros e sobre os reveses da vida. O artista irá mostrar sua alma. “A arte não é uma coisa que se escolhe, é a busca do estado poético, o que muda é a ferramenta que você escolhe para alcançar essa transcendência. A arte, para mim, é tirar a realidade, é uma libertação para todas as pessoas. É errado dizer que a arte só alcança as pessoas mais cultas. Não é! Todo ser humano carece da beleza. É a busca de se perder de si. A arte é a libertação do peso, da libertação da vida.” finalizou.
SERVIÇO Espetáculo Música, Dança e Poesia com o bailarino Santiago Júnior Data: 07 de fevereiro Local: Casa do Neuber Horário: 21h Ingressos: R$ 20,00 Direção Musical: George Farias