O viajante venezuelano Miguel Zamora interpreta Charles Chaplin em todos os países que visita. O icônico personagem do cinema mundial é sua inspiração para levar às pessoas mensagens de paz. Em passagem por Boa Vista, o seu destino final será as Olimpíadas que serão realizadas no Rio de Janeiro, onde levará o personagem.
Além de ator, Miguel é fotógrafo e diretor de cinema e está na produção de um curta-metragem que irá abordar a vida do personagem e de suas viagens pela América do sul. Segundo ele, o filme será finalizado na Venezuela quando retornar para casa.
Sua história com o Chaplin começou com a arte na rua, influenciado por Carlitos que seduziu simultaneamente as massas e os intelectuais, fez rir e chorar as plateias de todo o mundo. Zamora idealizou o mesmo.
“Tive vontade de viver da arte, assim como Chaplin, fazer cinema, contar histórias. Foi assistindo os filmes dele em uma viagem que me encontrei ‘enamorado’ por sua história”, contou.
A partir daí o ator leu todos os livros dedicados à vida do ator e, segundo ele, encontrou muitas histórias parecidas, a infância pobre e com dificuldades, a vontade de viver por aquilo que mais ama, entre outros.
“Eu fiquei muito encantado com a personalidade dele, com sua mensagem. A coincidência da vida fez com que eu me encontrasse com ele. Conheci outro ator que também fazia o Chaplin e pensei: se ele sabe, eu também posso”, relembrou.
Suas vestimentas foram compradas em uma feira de antiguidades em Bolívia, algumas delas datam a mesma época em que Chaplin viveu e emocionou o público com seus filmes. Além do chapéu coco, Zamora conta que seu cabelo e bigode são reais.
“O Chaplin para mim significa um sonho. Quando voltar a minha comunidade vou fazer um projeto social com crianças para implantar como fazer o cinema, queremos chegar as crianças do interior e formar jovens que tenham sonhos e busquem por eles. Quero mostrar o dom que Deus me deu”, disse.
Charles Chaplin
Chaplin foi um dos atores mais famosos da era do cinema mudo, notabilizado pelo uso de mímica e da comédia pastelão. É bastante conhecido pelos seus filmes ‘O Imigrante’, ‘O Garoto’, ‘Em Busca do Ouro’ (este considerado por ele seu melhor filme), ‘O Circo’, ‘Luzes da Cidade’, ‘Tempos Modernos’, ‘O Grande Ditador’, ‘Luzes da Ribalta’, ‘Um Rei em Nova Iorque’ e ‘A Condessa de Hong Kong’.