Ração e água espalhados em potes de plástico e boa vontade. Basicamente é essa a campanha realizada por voluntários que se preocupam com aqueles animais que não têm uma casa para morar. A empresária Dani Veras criou a campanha na web e incentivou outras pessoas a fornecerem um pouco de comida e água para cachorros e gatos de rua.
Ela anda sempre com um pouco de ração no carro e deixa em pontos específicos para que os animais comam. “Em uma viagem ao Rio de Janeiro, vi que os moradores criaram um recipiente com água e comida para os animais. Gostei da ideia e resolvi lançar a campanha no facebook. Nem todos os animais podem ter um abrigo, mas se tiver alguém que possa alimentá-los já é uma melhoria”, contou.
A partir daí, algumas pessoas começaram a publicar fotos alimentando animais. Entre os principais cuidados exigidos dos voluntários estão a troca frequente da água e a limpeza dos potes, para evitar a criação de larvas de mosquito.
Dani faz parte da Ong Yawara, que cuida de animais abandonados há um ano, e é dona de quatro animais de estimação. Segundo ela, os voluntários podem ajudar de várias formas. “Os ajudantes podem doar o seu tempo, ajudando nas atividades da ONG, alimentando os animais do abrigo, oferecendo abrigo temporário, doando alimentos e remédios ou dinheiro para pagar tratamento médico deles”, contou.
Como o próximo passo, a campanha quer conscientizar a guarda responsável e a castração de animais.
“Eu já costumava levar ração e água para os gatinhos que ficam na rua da minha casa. Essa iniciativa é só uma forma de amparar esses animais. Existem muitos animais abandonados nas ruas e muitos tutores negligentes que não castram os animais e depois ficam desesperados tentando doar crias indesejadas, que acabam sendo abandonadas e ficam pela rua virando lata e desnutridos”, contou.
Yawara
Uma ação voluntária de um grupo de mais de 50 pessoas levou à criação da Associação de Proteção Animal Yawara. Os membros da entidade filantrópica ajudam a tratar animais domésticos que são maltratados pelos donos ou abandonados nas ruas. Após receber os cuidados, cães e gatos são encaminhados à adoção.
A ONG funciona através de pessoas associadas que colaboram mensalmente com valores ou doação de rações e medicamentos. Existem também os voluntários que ajudam a custear os tratamentos através das campanhas que a ONG realiza.