Variedades

Dia do Chef de cozinha: Profissão exige muita dedicação e amor a comida

Cozinhar é uma arte! As pessoas que se dedicam a preparar deliciosos pratos são mais do que profissionais, são artistas! Criatividade, paciência e empenho são algumas das características essenciais para a formação de um bom chefe de cozinha. Os chefs de cozinha Claude Troisgros e Denise Rohnelt Araujo foram entrevistados durante o programa Quem é Quem da jornalista Cida Lacerda, nessa quinta-feira (13). 

Claude Troisgros conta que a profissão passou por um grande desafio que era repensar a forma de se servir os alimentos. Apesar do glamour em torno dos mestres da gastronomia de todo o mundo, ser chef vai muito além de mostrar em cada prato talento e vocação. A profissão exige organização, competência, higiene, espírito de equipe, técnicas, e conhecimento sobre todos os processos realizados.

“A pandemia deixou fechado muitos restaurantes, e muitos não foram reabertos. Foi necessário passar por esse desafio, repensar a sua maneia de cozinhar, o delivery exige uma comida mais familiar, caseira e de uma cozinha mais moderna. Mas acima de tudo me sinto muito orgulhoso de que a culinária no Brasil evoluiu de uma maneira tão grande. Hoje vemos muitos jovens entrando na profissão com muito orgulho, com muita dificuldade para dar o melhor e entender o nosso país, que é muito grande e rico e apaixonado por comida” disse.


Os chefs de cozinha Claude Troisgros e Denise Rohnelt Araujo foram entrevistados durante o programa Quem é Quem da jornalista Cida Lacerda, nesta quinta-feira (13)

No último sábado, a chef de cozinha Denise Rohnelt Araujo completou dez anos abordando o assunto no jornal Folha de Boa Vista, autora da coluna Letras Saborosas, a especialista. “Dia 7 de maio de 2011 foi a estréia da coluna Letras Saborosas no jornal Folha de Boa Vista. Somos pioneiros no jornalismo gastronômico do estado e nesses 10 anos trouxemos mais de 450 receitas, novidades sobre o setor e muita valorização da nossa cozinha e ingredientes do extremo norte brasileiro” contou.

“Nesses 10 anos a coluna também se transformou em programa de vídeo, tornou-se uma marca que é levada para diversos eventos no Brasil e exterior, além do nome Letras Saborosas ser reconhecido como grande divulgador da cozinha e da cultura de Roraima” reforçou.

Leia mais: Letras Saborosas

Claude Troisgros

Claude Troisgros é um chef de cozinha francês, considerado um dos grandes nomes da gastronomia brasileira no momento. Formado pela Escola de Hotelaria Thonon Les Bains, Claude chegou ao Brasil em 1979, através de Gaston Lenotre. Seus cardápios mesclam a técnica francesa aos produtos exóticos e tropicais do Brasil.

Denise Rohnelt Araujo

Denise é gaúcha, mas escolheu Roraima para morar há vinte e cinco anos. Ela de fato, é apaixonado pelos sabores étnicos da comida do norte e pesquisa ingredientes produzidos em Roraima. A chef já  foi citada em um livro intitulado “La cocina Del futuro’pelo escritor e pesquisador Pere Castells, lançado em Barcelona, Espanha e representou Roraima no júri do programa Masterchef do canal Bandeirantes.

Origem da data

O Dia do Chefe de Cozinha é celebrado anualmente em 13 de maio. Esta data foi criada através da Associação Brasileira da Alta Gastronomia (ABAGA), em 1999. O intuito era de homenagear o ato e o prazer de cozinhar. Esses profissionais ainda são homenageados, a nível mundial, em 20 de outubro, quando se comemora o Dia Internacional do Chef de Cozinha.

Confira a entrevista na íntegra: