
Lançado gratuitamente, o longa-metragem ‘Infância em Caixa’ aposta em relatos de famílias de influenciadores mirins e especialistas em privacidade para desvendar o tema
Rio de Janeiro, abril de 2025 — A série documental ‘Má Influência: O Lado Sombrio dos
Influencers Infantis’, lançada pela Netflix, tem provocado espanto na audiência. Em três
episódios, o documentário conta a história de Piper Rockelle, uma influencer mirim que
atingiu 10 milhões de inscritos no YouTube sob condições controversas. Os depoimentos
colhidos pela produção demonstram que, por trás da fama de Piper Rockelle e seu grupo, intitulado The Squad, existem denúncias de manipulação, exploração e abusos que se repetem no mercado de influencers digitais com menos de 18 anos de idade.
A realidade exposta pela série americana não está tão distante de nós, conforme mostra o documentário Infância em Caixa. O longa-metragem brasileiro reúne relatos de
especialistas em privacidade e famílias de influenciadores mirins, que expõem os desafiosda exposição online. “Muitos canais e páginas começam como registros de brincadeiras e do processo de desenvolvimento da criança, e então a diversão acaba se tornando uma formade trabalho infantil”, conta Nathália Braga, diretora do documentário.
O trabalho infantil é proibido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), porém
existem condições específicas que permitem que crianças e adolescentes sejam artistas ouatletas no Brasil.
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Na prática, algumas crianças influenciadoras não são protegidas,ultrapassando o limite saudável para as horas de filmagem, condições de remuneração e atémesmo de exposição, sendo vítimas de assédio e bullying.
— Documentários como o ‘Infância em Caixa’ e ‘Má Influência’ causam um incômodo
necessário para entendermos que a responsabilidade é toda nossa. Você não precisa ser pai ou mãe de uma criança influencer para pensar duas vezes antes de expor uma criança.
Às vezes, uma figurinha no seu WhatsApp ou vídeo engraçado já está alimentando uma
indústria — reflete Braga.
O filme Infância em Caixa começou a tomar forma quando Nathália Braga escolheu
pesquisar sobre a vida dos influenciadores mirins ainda na faculdade de jornalismo. A jovem cineasta de 28 anos também é influenciadora e acompanhou o interesse da audiência e do mercado publicitário nos vídeos de desafios, unboxings, encenações e gameplaysprotagonizados por crianças e adolescentes. Apesar disso, a publicidade infantil é proibida no Brasil desde 2014.
Quase 11 anos depois, a publicidade infantil ainda pode ser encontrada nas redes sociais de forma velada. Por isso, Infância em Caixa investiga o lucro por trás da presença de todas as crianças na internet, quer sejam criadoras de conteúdo ou não. O documentário acaba de ser lançado gratuitamente no YouTube e contém recursos de acessibilidade, como legendas e tradução em Libras.
Assista ao trailer aqui:
Sinopse do filme Infância em Caixa:
Ser influencer é o desejo de muitas crianças e adolescentes. Entre espectadores e criadores de conteúdo mirins, suas brincadeiras viraram um trabalho distribuído em perfis no YouTube, TikTok e Instagram. Com recordes de visualizações e vendas de produtos, o público infantil representa um mercado lucrativo para marcas e big techs, que dificultam políticas de privacidade e o combate à publicidade infantil. O documentário investiga o impacto e os riscos da indústria de influencers mirins a partir dos relatos de três famílias brasileiras.
Sobre Nathália Braga, diretora do filme:
Comunicação com objetividade e leveza: esse é o viés de trabalho da jornalista Nathália
Braga, que também é criadora de conteúdo. Já trabalhou em veículos como o canal
MultiRio, Canal Futura e The Intercept Brasil, onde apresentou o programa Resumo da
Semana. Nathália também é co-fundadora da plataforma Influência Negra, onde apresentou
e dirigiu um podcast de entrevistas. É fellow do Early Childhood Global Institute, do Dart
Center for Journalism and Trauma (Columbia University), e vencedora dos prêmios Troféu
Mulher Imprensa, Prêmio Sim à Igualdade Racial, YouTube Vozes Negras, LinkedIn Top
Voices e YouPix Builders. Atualmente é diretora do documentário Infância em Caixa, que
fala sobre crianças influencers e privacidade infantil na internet.
Assista ao documentário completo gratuitamente: