UM ANEL DE FOGO

Eclipse será visível em Roraima com 70% de cobertura do Sol

Início do evento astronômico deve ser por volta das 13h30, com o ponto mais alto às 15h10

Eclipse solar anular registrado em 20 de maio de 2012 nos EUA. (Foto: NASA/Bill Dunford)
Eclipse solar anular registrado em 20 de maio de 2012 nos EUA. (Foto: NASA/Bill Dunford)

O eclipse solar anular, que acontecerá no próximo sábado (14), será visível em boa parte do Brasil, até em Roraima – que normalmente não é afetado pelo eventos astronômicos. A cobertura do Sol no estado é prevista em até 70%, conforme o Time and Date.

Um eclipse solar acontece quando o Sol, a Lua e a Terra estão em alinhamento. Com isso, a Lua estará mais ao centro do Sol, criando um ‘anel’ de luz ao seu redor, conhecido também como ‘anel de fogo’.

O eclipse anular não é raro, mas a possibilidade de ver o evento é o que torna a data tão aguardada por pesquisadores e admiradores, principalmente no país. A previsão de início do eclipse no Brasil, de acordo com o Observatório Nacional, será por volta das 15h, horário de Brasília, durando até o pôr sol.

Já em Roraima, segundo o Time and Date, o início do eclipse deve ocorrer por volta das 13h30, com o ponto mais alto do evento ocorrendo às 15h10. A visibilidade no estado deve ser de 70% da cobertura do Sol.

O perfil Brasil em Mapas representou a visibilidade em cada Estado. (Foto: reprodução/Instagram)

A NASA (Agência governamental de aeronáutica e espaço dos Estados Unidos) informou que o trajeto passará em uma faixa pelas regiões Norte e Nordeste. O que dará mais visibilidade ao evento.

No entanto, a visibilidade não é a olho nu, o que necessita de lentes adequadas, como a lente de vidro de solda número 14. A utilização de métodos inadequados, como óculos de sol, raio-x ou materiais escuros semelhantes, que não protegem contra os raios ultravioletas, podem causar problemas à visão.