A empresária Marcela Botinelly é mais uma das que foram atingidas com a crise causada pela pandemia do coronavírus. Com a suspensão de parte das atividades comerciais, por conta de que não se permite aglomerações, profissionais autônomos e pequenas empresas precisaram se reinventar para sobreviver a este momento.
Seguindo orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), a empresária tomou medidas a favor do isolamento para o combate da doença.
Dona de uma agência de turismo e de uma escola de inglês que foram fechados, a empreendedora precisou se reinventar para superar a crise. Durante o isolamento, ela deu início a um novo negócio: a produção artesanal de molhos de tomates caseiros.
A alternativa surgiu para auxiliar as despesas da família, mas também como uma forma de superar um momento tão difícil.
“Queria focar a minha energia em algo positivo. Em algo que vai gerar bons resultados para nossa vida. Você ter um produto de sua própria criação é gratificante, eu sou movida a criar novos desafios e se reinventar e achar novos caminhos. Estamos em uma situação difícil por que tudo parou, então foi uma maneira de ocupar a minha mente com coisas boas. Hoje eu sei, que se eu não tiver mais nenhuma empresa, vou poder começar do zero. Quando nossa mente está bem, nós conseguimos recomeçar de qualquer ponto, a felicidade não está nas coisas que nós temos, mas das coisas que nós conseguimos fazer” ressaltou.
Marcela Botinelly criou um novo negócio: produção de molhos de tomate artesanais (Foto: Arquivo pessoal)
Como surgiu a ideia?
A ideia surgiu quando uma amiga propôs que ela fizesse os molhos, nem que para isso, ela levasse os tomates até a porta de casa de Marcela. “Eu sempre gostei muito de cozinhar, de receber os amigos em casa, e com isso, eu desenvolvi algumas receitas para esses encontros, já sabia quais eram aqueles que todos gostavam. Percebi que na cidade, não tinha ninguém vendendo. Não tinha esse produto disponível no nosso mercado. É fácil encontrar os molhos industrializados, porém o feito em casa é raro e aí eu vi uma possibilidade” contou.
Para a venda, ela preparou uma receita sem conservante, com tomates frescos e que precisam ser consumidos logo. “Eu logo pensei em uma embalagem que não encarecesse o produto, os ingredientes selecionados e utilizar as minhas próprias redes sociais para a venda. É um molho muito saboroso, muito equilibrado e vamos aproveitar esse molho para inserir no cardápio da Chocobom, que é a minha empresa” relatou.
As encomendas dos produtos podem ser feitas pelo instagram@marcelabotinelly. Além dos molhos de tomates artesanais, Marcela produz redução de balsâmico, azeites saborizados entre outros. Os produtos precisam ser encomendados com antecedência para retirada.
Para a venda, ela preparou uma receita sem conservante, com tomates frescos e que precisam ser consumidos logo (Foto: Arquivo pessoal)