IPHAN

Encontro terá programação dedicada a cultura afro-brasileira em Roraima

Foto Baianas do acaraje Por Francisco Moreira da Costa
Foto Baianas do acaraje Por Francisco Moreira da Costa

No próximo dia 16 de dezembro, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) promoverá o Encontro Salvaguardar Afetos, um evento significativo voltado para a preservação do Patrimônio Cultural dos Povos de Religiões de Matriz Africana e Afro-brasileira em Roraima. O encontro terá início às 13h no campus Boa Vista Zona Oeste do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR).

O evento, especialmente dedicado aos povos de terreiros e comunidades tradicionais, será uma oportunidade única para o diálogo entre o Iphan e as lideranças dessas comunidades. Sob a condução do superintendente do Iphan em Roraima, Francisco Alves, o encontro buscará não apenas discutir as demandas das comunidades, mas também proporcionar um momento de afeto e celebração da riqueza cultural desses povos.

Programação
A programação inclui momentos de escuta com líderes de terreiros, onde serão apresentadas as principais demandas e desafios enfrentados por essas comunidades. Além disso, o evento promoverá reflexões sobre o papel do Estado na promoção da igualdade racial e no combate ao racismo institucional.

Destacando a importância da expressão artística, o encontro contará com a exposição fotográfica “O Lugar Sagrado”, da autoria de Jefferson Dias, também conhecido como Mestre Biriba. Uma oportunidade única para os participantes mergulharem na estética e na espiritualidade dos terreiros.

Como parte da programação, será apresentado o documentário “Matrizes Africanas de Boa Vista (RR): História e Memória”, também produzido por Mestre Biriba e disponível no Youtube. Ambas as obras, o documentário e a exposição fotográfica, são resultados de um projeto de pesquisa pioneiro que mapeou os terreiros da capital roraimense.

Lançamento
Encerrando o evento, às 17h, será lançado o livro “Fé e Resistência: Religiões de Matriz Africana e Afro-brasileira em Boa Vista (RR)”. Fruto da parceria entre o Iphan-RR e a Universidade Federal de Roraima (UFRR), o livro apresenta narrativas sobre a história, o calendário litúrgico e princípios religiosos da umbanda e do candomblé boa-vistenses. A publicação, inicialmente disponibilizada em formato PDF em 2020, teve seu lançamento físico adiado devido à pandemia de Covid-19, sendo agora retomado em 2023.

O evento é aberto ao público e oferece uma oportunidade única para todos os interessados conhecerem de perto a riqueza cultural e espiritual dos povos de religiões de matriz africana e afro-brasileira em Roraima.


Serviço
Encontro Salvaguardar Afetos: Pela Preservação do Patrimônio Cultural dos Povos de Religiões de Matriz Africana e Afro-brasileira de Roraima
Data: 16/12
Horário: 13h
Local: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR), campus Boa Vista – Zona Oeste
Endereço: Rua Professor Nonato Chacon, nº 1976, Bairro Laura Moreira, Boa Vista (RR)
Para povos de terreiros e comunidades tradicionais
Lançamento do livro “Fé e Resistência: Religiões de Matriz Africana e Afro-brasileira em Boa Vista (RR)”
Data: 16/12
Horário: 17h
Local: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR), campus Boa Vista – Zona Oeste
Endereço: Rua Professor Nonato Chacon, nº 1976, Bairro Laura Moreira, Boa Vista (RR)
Aberto ao público