Em tempos de crise, investir em um novo empreendimento parece ser uma boa alternativa para obter uma renda extra ou conseguir de vez a tão desejada autonomia financeira. Contudo, alguns cuidados devem ser tomados para que o espírito empreendedor não fique no meio do caminho e o sonho seja esquecido. Para auxiliar quem deseja seguir esse caminho, a coordenadora do curso de Administração do Centro Universitário Estácio da Amazônia, Janaina Ribeiro, deu algumas dicas para não errar na hora de planejar e pôr em prática o novo empreendimento.
Ela conta que o planejamento estratégico é a primeira etapa para começar um novo negócio. Para atingir qualquer objetivo, o empreendedor precisa de um direcionamento, saber antes o que deseja alcançar. “O planejamento estratégico é fundamental, é o primeiro item a ser trabalhado quando se pensar em abrir o próprio negócio, pois é através dele que serão geridos os objetivos e metas. É importante frisar que todos deverão ser bem elaborados e com ideias viáveis e aceitáveis no mercado”, explicou.
Janaína relata que muitas vezes a vida pessoal acaba atrapalhando os anseios profissionais. No caso de futuros empreendedores é essencial trabalhar visando uma estabilidade entre ambos. Ela frisa que é importante que o empreendedor sempre esteja atento e acompanhando as mudanças de cenários no mercado. “Sempre importante trabalhar visando um equilíbrio, pois a vida pessoal anda junto com as ações empreendedoras. Neste contexto é importante envolver a família nas ideias, ou seja, ter uma gestão colaborativa”, aponta.
Quanto aos possíveis fracassos no início de um negócio, Janaína diz que essa se trata de uma situação normal e que, por esse motivo, o planejamento estratégico é o primeiro passo para que caso falhas aconteçam o investidor esteja preparado e possua um ‘plano B’. “Gosto de citar que quando você é um bom empreendedor não há fracasso, o que ocorre são ideias que não deram certo. Nessa situação, a dica é melhorar a análise dos cenários, firmar parcerias ou até mesmo mudar de ramo, caso o produto ou serviço não tenham aceitação”, pondera.
Para realizar uma boa gestão de custos da empresa e não perder o controle antes mesmo de iniciar o negócio, ela diz ser indispensável buscar fornecedores confiáveis, trabalhar com produtos de qualidade e sempre alinhar estratégias para não ter prejuízos na gestão da produção e comercialização do produto ou serviço.
Conforme Janaína, a qualidade do produto e pós-venda somam na hora de conquistar e atrair novos clientes. “O cliente é sempre atraído por produtos que estão em evidência. O empreendedor precisa estar sempre inovando, e buscando destacar esse produto com algum diferencial. Em tempo de crise, alternativas inovadoras podem ser buscadas como a exploração efetiva das mídias sociais, exposição diferenciada, fortalecimento de parcerias, além de manter seu público interno (colaboradores) motivado para se integrar à causa”, indica.
Ela finaliza afirmando que antes de iniciar qualquer negócio é preciso fazer uma análise do seu produto e do mercado. Estudar as chances de lançar um novo empreendimento, como este vai ser recebido, são necessários para evitar falhas e dualidades no caminho. “Antes de iniciar qualquer negócio é necessário fazer uma análise de mercado, análise do perfil do consumidor, ver se o negócio atende as necessidades das demandas e se o mercado consegue absorver o que está sendo proposto. Tudo com planejamento e metas bem definidas”, conclui.