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Administradora dá dicas para novos empreendedores obterem sucesso

Em tempos de crise, investir em um novo empreendimento parece ser uma boa alternativa para obter uma renda extra ou conseguir de vez a tão desejada autonomia financeira. Contudo, alguns cuidados devem ser tomados para que o espírito empreendedor não fique no meio do caminho e o sonho seja esquecido. Para auxiliar quem deseja seguir esse caminho, a coordenadora do curso de Administração do Centro Universitário Estácio da Amazônia, Janaina Ribeiro, deu algumas dicas para não errar na hora de planejar e pôr em prática o novo empreendimento.

Ela conta que o planejamento estratégico é a primeira etapa para começar um novo negócio. Para atingir qualquer objetivo, o empreendedor precisa de um direcionamento, saber antes o que deseja alcançar. “O planejamento estratégico é fundamental, é o primeiro item a ser trabalhado quando se pensar em abrir o próprio negócio, pois é através dele que serão geridos os objetivos e metas. É importante frisar que todos deverão ser bem elaborados e com ideias viáveis e aceitáveis no mercado”, explicou.

Janaína relata que muitas vezes a vida pessoal acaba atrapalhando os anseios profissionais. No caso de futuros empreendedores é essencial trabalhar visando uma estabilidade entre ambos. Ela frisa que é importante que o empreendedor sempre esteja atento e acompanhando as mudanças de cenários no mercado. “Sempre importante trabalhar visando um equilíbrio, pois a vida pessoal anda junto com as ações empreendedoras. Neste contexto é importante envolver a família nas ideias, ou seja, ter uma gestão colaborativa”, aponta.

Quanto aos possíveis fracassos no início de um negócio, Janaína diz que essa se trata de uma situação normal e que, por esse motivo, o planejamento estratégico é o primeiro passo para que caso falhas aconteçam o investidor esteja preparado e possua um ‘plano B’. “Gosto de citar que quando você é um bom empreendedor não há fracasso, o que ocorre são ideias que não deram certo. Nessa situação, a dica é melhorar a análise dos cenários, firmar parcerias ou até mesmo mudar de ramo, caso o produto ou serviço não tenham aceitação”, pondera.

Para realizar uma boa gestão de custos da empresa e não perder o controle antes mesmo de iniciar o negócio, ela diz ser indispensável buscar fornecedores confiáveis, trabalhar com produtos de qualidade e sempre alinhar estratégias para não ter prejuízos na gestão da produção e comercialização do produto ou serviço.

Conforme Janaína, a qualidade do produto e pós-venda somam na hora de conquistar e atrair novos clientes. “O cliente é sempre atraído por produtos que estão em evidência. O empreendedor precisa estar sempre inovando, e buscando destacar esse produto com algum diferencial. Em tempo de crise, alternativas inovadoras podem ser buscadas como a exploração efetiva das mídias sociais, exposição diferenciada, fortalecimento de parcerias, além de manter seu público interno (colaboradores) motivado para se integrar à causa”, indica.

Ela finaliza afirmando que antes de iniciar qualquer negócio é preciso fazer uma análise do seu produto e do mercado. Estudar as chances de lançar um novo empreendimento, como este vai ser recebido, são necessários para evitar falhas e dualidades no caminho. “Antes de iniciar qualquer negócio é necessário fazer uma análise de mercado, análise do perfil do consumidor, ver se o negócio atende as necessidades das demandas e se o mercado consegue absorver o que está sendo proposto. Tudo com planejamento e metas bem definidas”, conclui.