Crianças e adolescentes lotam a praça do Millennium Shopping neste final de semana durante o Torneio de Xadrez Solidário, que abre a programação oficial do primeiro campeonato internacional Manaus Chess Open.
O torneio faz parte da campanha ‘Manaus Invisível’, onde estão sendo arrecadados alimentos para doação, e tem como objetivo quebrar paradigmas de que a modalidade é voltada para um público exclusivo, além de dar oportunidade para jovens praticarem sua competitividade e descobrirem seu potencial.
Esse é o caso da adolescente Beatriz Fernanda, de 14 anos, que veio de Roraima para competir. Ela, que joga desde os 9 anos e já é referência da modalidade no seu Estado, revela a importância do xadrez na sua vida e como a modalidade deve ser explorada.
“O xadrez trabalha várias habilidades em mim, como a paciência, lógica e estratégia. Por isso, acho muito importante que se divulgue cada vez mais a modalidade, principalmente entre as crianças, que estão no processo de aprendizagem”.
O pai da adolescente, Cezar Cheres, revela que o interesse da filha pelo esporte nasceu ao vê-lo jogar. Em poucos anos, ela já estava ganhando partidas na escola e, atualmente, é uma das atletas de renome que representa Roraima em campeonatos em todo o País.
“É importante que tenhamos esse tipo de exemplo para que incentive cada vez mais meninas e meninos. Esses torneios fora do nosso Estado chamam atenção para a infinidade de possibilidades que o esporte pode trazer para vida das crianças de lá”, pontuou.
Iniciantes
O evento também reuniu jogadores iniciantes, como o pequeno Arthur Amorim, de 6 anos, que começou a jogar com os pais e participa do seu primeiro torneio.
“Sempre jogávamos em casa e ele ficava olhando interessado para o jogo, até que decidimos ensiná-lo e ele tomou gosto”, revela o pai Fredson Amorim.
Mesmo jogando há seis meses, os pais do pequeno afirmam que o comportamento do filho mudou ao jogar xadrez.
“Ele era extremamente agitado e desde que começou a jogar, melhorou muito na concentração. Ele sempre foi muito agitado e agora já vejo melhorias ma parte cognitiva dele”, finalizou.
No primeiro dia do evento, no sábado, foram realizadas as partidas entre os menores de 18 anos além de uma sessão de fotos e autógrafos com o Grande Mestre Henrique Mecking, o Mequinho, que fará uma partida simultânea, às 16h, onde enfrentará mais de 20 jogadores.
O Torneio segue neste domingo a partir das 14h com partidas de xadrez rápido entre o GM Mequinho e jogadores de todas as idades.
Campeonato Internacional
Na segunda-feira (10) l, começa o campeonato internacional de xadrez ‘Manaus Chess Open 2022’, que acontece pela primeira vez em Manaus e reunirá jogadores de mais de 15 estados, oito países e grandes mestres no Novotel, localizado no Distrito Industrial.
O presidente da Federação Amazonense de Xadrez (FAX), Rudson Peixoto, convida a população a participar e ressalta a importância desse tipo de evento para o xadrez amazonense.
“Convidamos quem gosta da modalidade, simpatizantes e até quem só tem curiosidade para conferir de perto esse evento que já é o maior da Região Norte e que colocará o xadrez amazonense em destaque”.
O diretor técnico da Fundação Amazonense de Xadrez, Daniel Leite, ressalta que o evento abrirá portas para os jogadores, que poderão conseguir vagas no campeonato brasileiro.
“Esse é um grande evento chancelado pela Confederação Brasileira de Xadrez e dará oportunidade para alguns jogadores conseguirem uma vaga no campeonato brasileiro”, finalizou.