
O jovem pianista Tarciso Guedêlha, de 16 anos, lançou o álbum autoral ‘Simple’ no Spotify, que são músicas instrumentais de piano. Atualmente morando em Rorainópolis, no sul do Estado, ele conta que as composições são inspiradas em seu contato com a natureza.
Tarciso relata que começou a estudar o instrumento aos oito anos apenas com videoaulas no Youtube. Na época, a igreja a qual os pais congregavam precisava de um pianista para os cultos.
“Eu comecei a compor em 2022. Foi no ano em que eu conheci a música instrumental e me apaixonei por ela. O principal compositor de música instrumental que eu ouvia foi Ludovico Einaudi”, relata o jovem instrumentista.
Com o contato mais próximo às músicas instrumentais, Tarciso percebeu que mesmo sem letras poderia expressar sentimentos fortes nas interpretações, foi o momento em que começou a colocar seus sentimentos em relação à natureza.
“Minha primeira composição foi chamada de “Terra”, uma música só de piano com notas simples e trazia um ar de tranquilidade. Com o tempo, eu descobri que a orquestra trazia um ar ainda mais emocionante pra música, foi quando eu decidi começar a trabalhar outros instrumentos nas minhas músicas, como: violino, violoncelo, violão e instrumentos de sopro”, explicou o jovem à FolhaBV.
Com 11 faixas, o álbum também teve parcerias na composição. A música “End” foi feita por Tarciso e seu primo Joel Pinheiro, em um fim de dia na casa dos avós.
Além dela, a faixa “Sunset” foi composta com a ajuda de Luca Cunha, um amigo que Tarciso conheceu através do Programa de Iniciação Científica Jr.( PIC), da Olimpíada Brasileira de Matemática em Escolas Públicas (OBMEP).
“Ele mora na Bahia e fizemos essa música através de áudios pelo Whatsapp, e essa música foi inspirada no pôr do Sol”, explica o jovem artista.