Os fãs de Fernanda Torres e Fernanda Montenegro não precisarão esperar muito mais para vê-las brilhar nas telonas. A estreia nacional de “Ainda Estou Aqui” está agendada para o próximo dia 7 de novembro, uma quinta-feira.
Dirigido por Walter Salles, conhecido por “Central do Brasil”, o filme é baseado na obra homônima de Marcelo Rubens Paiva. A narrativa centra-se em Eunice, esposa de Rubens Paiva, um deputado que desapareceu durante a ditadura militar em 1970.
Recentemente, o filme foi escolhido por unanimidade pela Academia Brasileira de Cinema para representar o Brasil na disputa pelo Oscar 2025, concorrendo na categoria de “Melhor Filme Internacional” na 97ª edição da premiação.
Para Bárbara Paz, presidente da comissão que selecionou a obra, “Ainda Estou Aqui” é uma produção excepcional. “É uma obra-prima que retrata o olhar de uma mulher, Eunice Paiva, com atuações sublimes das duas Fernandas”, afirmou.
O longa conquistou o prêmio de melhor roteiro no Festival de Cinema de Veneza, onde recebeu aplausos entusiasmados por 10 minutos. O The New York Times destacou a performance de Fernanda Torres como espetacular, apontando-a como uma das favoritas à indicação ao Oscar de melhor atriz.
Em uma análise, um colunista do jornal afirmou que “o troféu de Veneza ajudará Nicole Kidman a construir uma campanha para sua sexta indicação ao Oscar, enquanto Fernanda Torres, em ‘Ainda Estou Aqui’, também se destaca entre fortes concorrentes, como Angelina Jolie, que interpreta Maria Callas em ‘Maria’.”