Sabe aquele ditado de que os animais parecem com seus donos? Essa crença de que o cachorro tem a mesma personalidade de quem o cria foi confirmada em estudos de especialistas internacionais.
Se o seu animalzinho é brincalhão, nervoso ou calmo, saiba que isso pode estar relacionado com o seu jeito de ser.
Estudos mostram que cachorros podem “herdar” algumas características de seus donos. Animais que vivem com pessoas neuróticas, por exemplo, têm menos capacidade de lidar com o estresse. Já os que são adotados por donos mais calmos, tendem a ser mais relaxados e até mais amigáveis.
Kléber Farias é médico veterinário há 21 anos (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
O médico veterinário Kleber Farias, reforça que essa teoria realmente faz sentido.
“Alguns estudos foram feitos comparando a personalidade do proprietário e dos animais e encontraram-se pontos que convergem confirmando essa informação. Foram observadas características como raiva, ansiedade, extroversão, dentre outras, e descobriu-se que os animais observam os donos e aprendem a se comportar com algumas semelhanças. Até mesmo nos níveis de estresse”, explicou.
Silvia Cavalcante tem nove cachorros de estimação, cinco deles com convivência diária. Para ela, os animais copiam muito da personalidade do dono, mas também possuem suas próprias características.
“Meus bichinhos se parecem muito comigo, sou calma e eles também, mas eles também têm diferenças no comportamento entre eles. Mesmo sendo criados da mesma forma, alguns apresentam características mais acentuadas. Uns são mais brincalhões e outros mais agitados, mas os meus animais são todos carinhosos. Assim como eu, eles são da paz”, garantiu.