O xadrez é mais que um jogo de tabuleiro, é um dos esportes que mais exigem habilidades e concentração. O jogador precisa ter paciência para criar estratégias que surpreendam o adversário. A prática regular aprimora os atletas, mas também pode ser uma excelente opção para aqueles que buscam uma atividade para exercitar o cérebro.
O esporte tem se tornado cada vez mais popular aqui no estado e para auxiliar os enxadristas principiantes, a Universidade Estadual de Roraima (UERR) vai ofertar aulas gratuitas por meio do projeto de Extensão “Direitos Humanos e Cidadania: Ações Interdisciplinares a Partir do Método Aprenda Xadrez com os Filósofos”. A iniciativa conta com a parceria da Federação Roraimense de Xadrez (FEROX).
Inscrições
Os interessados devem ir presencialmente no dia 28 de fevereiro, às 16 horas, na sede da FEROX, que fica no segundo piso do Estádio Canarinho (Avenida Ville Roy, 4596, bairro Canarinho). As aulas estão previstas para ocorrer até novembro na própria sede, às terças-feiras, no período vespertino, intercaladas com aulas virtuais que serão combinadas com os participantes. Qualquer pessoa pode se inscrever, as turmas serão divididas por grupos etários e categorias.
De acordo com o responsável pelo projeto, professor Edgard Zanette, as aulas terão viés transdisciplinar e interdisciplinar, embasadas pelo livro “Aprenda Xadrez com os Filósofos”, de autoria de Zanette e publicado pela UERR Edições.
“Utilizaremos uma filosofia lúdica, através da qual os estudantes aprenderão diversas ciências ao mesmo tempo, trabalhando as noções científicas de forma aprazível”, detalha.
Mais informações sobre as aulas de xadrez podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].