Entretenimento

Banda Paricarana será atração do Intercom Norte

Durante a programação do Intercom Norte haverá o lançamento oficial da versão 2016 da Banda Paricarana. O evento acontecerá no dia 06 de julho, quarta, no auditório do Centro Amazônico de Fronteiras (CAF), a partir das 18h, e contará com a participação especial da Banda Cruviana, formada por acadêmicos da etnia Macuxi. O projeto faz parte da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Extensão (Prae), por meio da Coordenação de Cultura.

A atual formação da Banda Paricarana é composta pelos acadêmicos: Wellen Crystine (psicologia, vocal), Anderson Alves (psicologia, baterista), Vitor Menezes (Medicina, Baixista), Luiz Andrade (Música, Tecladista), Breno Monteiro (Relações Internacionais, Vocalista), Filipe Rego (Química, Guitarrista) e Catherine Menezes (Medicina, Vocalista).

Para participar do conjunto musical, os integrantes passaram por um processo seletivo, que é realizado todos os anos pela Coordenação de Cultura.  Dentre as regras, os acadêmicos passaram por avaliação curricular e artística.

A estudante de psicologia Wellen Crystine já participou duas vezes do projeto Madrigal da UFRR, um coral que faz parte do Programa de Apoio a Ações de Extensão (Pae), modalidade Cultura, destinado apenas aos alunos da instituição. Este ano, ela decidiu sair da “zona de conforto” e tentar a vaga para vocalista da Banda Paricarana.

“Aos nove anos, eu fiz canto coral no projeto Canarinhos da Amazônia, com a maestrina Míriam Blos e ao ingressar na UFRR, em 2014, surgiu a oportunidade de participar do Madrigal. Participei do Edital por duas vezes e a experiência foi muito proveitosa, porque além do conhecimento vocal, fiz novas amizades, conheci pessoas de outros cursos e pude trocar experiências. Este ano, eu quis ter uma experiência nova de ser vocalista da Banda Paricarana”, disse.

Outro acadêmico do curso de psicologia que participa do projeto é Anderson Alves. Ele é baterista da Banda Paricarana e é a primeira vez que se candidata a um dos projetos do Pae/Cultura.

“Fiquei sabendo que tinha uma banda da UFRR ano passado e ainda descobri que os integrantes ganhavam uma bolsa, o que contribuiria com uma renda mensal para mim. Desde então, fiquei interessado. Além de ser algo que acrescenta na minha experiência como músico, também me ajuda com os meus gastos. É uma maneira interessante de fazer uma coisa que eu gosto”, destaca.

Para o Pró-reitor de Assuntos Estudantis e Extensão, Vladimir de Souza, a Banda Paricarana é uma iniciativa importante para a Universidade. “A Paricarana já é reconhecida nacionalmente, tanto que em reuniões em São Paulo, o pessoal elogiou muito pelo fato de Roraima ter uma banda formada por alunos, o que muitas universidades nos grandes centros não têm. E este ano, a seleção tanto da Paricarana quanto do Madrigal superaram as expectativas. Em 2016, a escolha dos candidatos foi muito difícil, todos tinham alto nível. Tudo isso só tem a elevar o nível da nossa banda e da nossa parte cultural”, disse.

O projeto da Banda Paricarana tem uma página oficial no facebook: facebook.com/BandaParicarana. Também é possível saber outras informações sobre os projetos da Coordenação de Cultura, por meio da página Cultura UFRR.

Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Extensão (Prae):
É o setor da Universidade que tem a função de definir políticas públicas de assistência estudantil, cultura, esporte, lazer, saúde, Direitos Humanos, dentre outros. A Prae promove o diálogo entre a Universidade e a população.

Programa de Apoio a Ações de Extensão (Pae/Cultura): É uma iniciativa que visa o fomento a ações de extensão universitária. O programa é responsável por contribuir para a melhoria das condições de permanência dos estudantes, ao promover a organização e o fortalecimento da prática cultural no ambiente universitário.

Banda Paricarana:
Criado em 2010, o conjunto musical é composto por acadêmicos de graduação e realiza apresentações dentro e fora da Universidade. Com repertório variado, já passou por seis formações. Os alunos que participam do projeto recebem orientação técnica e pedagógica da regente Flávia Ávila, além de poderem vivenciar na prática todo o processo de produção e organização de um espetáculo cultural.  Ao longo de sua história, a Banda Paricarana já teve a oportunidade de participar de eventos em Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC).

Banda Cruviana: É um projeto que integra o programa de Extensão “Insikiran – Anna Eserenka” (em português, Nossa Música). A banda surgiu em 2013 e é formada, principalmente, por alunos da etnia Macuxi do Insikiran e os oriundos do Processo seletivo específico para ingresso de indígenas (Psei). A proposta da banda partiu dos próprios alunos, que já tinham experiência como músicos. O Programa “Insikiran – Anna Eserenka” visa desenvolver um intercâmbio musical entre alunos indígenas da UFRR vinculados a diversos cursos da instituição e membros das comunidades indígenas envolvidas (Guariba e Barro). Além disso, visa promover a diversidade musical indígena e não-indígena.