Entretenimento

Barista comenta sobre crescimento de cafeterias em Boa Vista

Busca por cafés premium cresce 15% ao ano, enquanto o consumo dos cafés tradicionais aumenta 3,5% ao ano

A convidada do 46º episódio do Podcast Coffee Pub, foi a barista Camila Furlin, empreendedora no ramo de cafeteria em Boa Vista, ela comentou sobre o mercado em ascensão e os desafios enfrentados durante o processo de criação.

De acordo com a Euromonitor a maior parte do consumo doméstico ainda é de café tradicional. Entretanto, o mercado brasileiro de café premium está em constante crescimento. Hoje, esse consumo gira em torno de 70 mil toneladas, representando de 5% a 10% do consumo total no setor. 

Entretanto, a busca por cafés premium cresce 15% ao ano, enquanto o consumo dos cafés tradicionais aumenta 3,5% ao ano. Por isso, é possível dizer que esse é um nicho que atrai cada vez mais adeptos e apresenta uma excelente previsão de crescimento nos próximos anos. 

Por cafés premium, queremos dizer aqueles que tenham a origem e a seleção de grãos mais qualificada, produção com maior sofisticação e certificação. O resultado é um produto com sabor, fragrância, corpo e acidez diferenciada, além de uma maior proximidade com os cafeicultores. Ou seja, um produto mais exclusivo, dedicado para pessoas que buscam por um produto de melhor qualidade.

Na live, a empreendedora ressalta sobre a cena crescente de cafeterias em Boa Vista e como isso faz com que a criatividade e inovação sejam tão importantes na hora de pensar no seu próprio negócio

“O café apresenta um leque enorme para ser explorado. É interessante que os empreendimentos venham com roupagem diferentes, com novos conceitos diferentes para dar essa variedade para o consumidor”, ressaltou Camila.

Sobre a paixão por cafés, Camila conta que a bebida acrescentou muito em sua vida pessoal, principalmente, quando se profissionalizou e passou a ter maior compreensão sobre o assunto.

PODCAST COFFEE PUB

Apresentado pela jornalista Marleide Cavalcante, o Podcast vai ao ar toda segunda e quarta-feira, às 20h, com transmissão ao vivo pelo YouTube e também exibido na programação da TV Cultura. Confira a entrevista completa: