A Prefeitura de Boa Vista realizou escutas públicas para debater o Plano de Mobilidade Urbana da cidade. O objetivo é coletar dados e sugestões da população para melhorar o trânsito e a integração dos meios de transporte.
Ricardo Freitas, membro do Comitê Gestor de Mobilidade Urbana, falou sobre a importância das consultas públicas em entrevista ao Podcast Coffee Pub.
“Essas reuniões de consulta pública vêm para fechar o diagnóstico do plano, colhemos essas informações com ciclistas, com usuários de transportes coletivos, com transportes de cargas, alunos da rede pública e vamos realizar uma validação para verificar se os levantamentos das pesquisas conferiam com a população”, explicou.
As escutas foram realizadas em diversos pontos da cidade, incluindo a área rural. Os dados coletados servirão de base para a elaboração de propostas de melhorias na mobilidade urbana.
“É um trabalho que vem em decorrência de uma Lei Federal, que obriga os municípios com mais de 20 mil habitantes a possuírem seus planos de mobilidade, para poder alocar recursos federais, para ampliar rede viária, pontos de ônibus, novos terminais, melhorar toda a qualidade da mobilidade”, ressaltou Freitas.
A Lei Federal 12.587/2012, conhecida como Lei da Mobilidade Urbana, visa melhorar o transporte de pessoas e cargas nas cidades, além de garantir o acesso universal à cidade.