Entretenimento

Boa Vista e Mucajaí realizam mostra ao Dia Internacional da Animação

O DIA é o maior evento de cinema simultâneo do Brasil, chegando a mais de 200 cidades no Brasil e 40 países participantes

No dia 28 de outubro é comemorado o Dia Internacional da Animação (DIA) e, neste ano, acontece a 12ª edição da mostra de curtas-metragens e desenhos animados brasileiros e internacionais.

O DIA é o maior evento de cinema simultâneo do Brasil, chegando a mais de 200 cidades no Brasil e 40 países participantes.

Ocorrido anualmente em 28 de outubro, este ano a mostra também será realizada em Roraima, na capital Boa Vista e em Mucajaí, com a produção local do Coletivo Canoa Cultural e ABDeC.

Em Boa Vista a mostra acontece na Praça da Bandeira, a partir das 19h30. Em Mucajaí, na Praça Chaguinha Bahia Aguiar, às 19h.

Entre os países que também participam simultaneamente, estão França, Portugal, Índia, Polônia, Rússia, Hungria, Israel, Egito, Suécia, Canadá e EUA.

O DIA tem objetivo de difundir o cinema de animação nacional em todas as regiões do país, proporcionar o contato do público com o trabalho de diretores brasileiros, estimular debates, revelar talentos, despertar o interesse do público e propiciar o intercâmbio entre filmes paulistas, nacionais e estrangeiros, fortalecendo os laços com os países integrantes da Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) e divulgar os filmes nacionais no exterior.

O evento também gera a integração cultural em todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura.

Gratuito e aberto ao público, o evento tem realização nacional da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) e o apoio nacional da Endutex.

Neste ano, foram inscritos 180 curtas-metragens de animação de todo o país, sendo cinco selecionados para a Mostra Nacional e dez para compor a Mostra Infantil.

Completando a Mostra Nacional e com o objetivo de resgatar a história do cinema de animação nacional, a coordenação de júri resgatou o filme “O Átomo Brincalhão”, de 1964, produzido pelo diretor Roberto Miller, que abrirá o programa brasileiro.

Devido ao grande número de filmes e da excelência dos títulos, o júri também propôs uma sessão extra de filmes brasileiros, chamada “Mostra Olhar Brasil de Animação”.

Desta forma, o DIA traz um panorama da animação brasileira, apresentando curtas de todos os cantos do país e com diferentes técnicas de animação pautado da diversidade de técnicas e linguagens.

A lista completa de dos locais participantes pode ser conferida no site www.adca.org.br/dia.