O diretor teatral Fernando Barcellos estará em Boa Vista realizando uma oficina de teatro entre os dias 09 a 14 de maio. A oficina é realizada pela Universidade Estadual de Roraima e oferece certificado aos participantes.
Barcellos é um dos idealizadores do projeto “Os Arteiros”, grupo de teatro infanto/juvenil da Cidade de Deus (RJ), que já recebeu vários prêmios e já se apresentou na Europa.
De acordo com a coordenadora da oficina, a professora Ivanise Rizzati, a oficina tem como objetivo promover, por meio de propostas inovadoras dentro dos estudos das artes cênicas, aplicabilidades na vida do indivíduo que contribuam com seu crescimento pessoal e profissional.
“A proposta tem como objetivo levar o aluno a um primeiro contato com o “fazer teatral”. O Público alvo são todos aqueles que se interessem pelo teatro. Serão duas oficinas: uma para a comunidade em geral e a outra, voltada para os alunos do projeto Teatro Científico”, explicou.
Segundo ela, durante a oficina, o diretor irá apresentar jogos e dinâmicas, vai apresentar algumas técnicas e princípios fundamentais da improvisação verbal.
“O diretor vai propiciar aos participantes o desenvolvimento de alguns conceitos para a construção de cenas teatrais. Ao saber que estaria em Roraima, Barcellos ficou curioso com a cena cultural do estado e de alguma forma quis contribuir e passar o seu conhecimento por meio da oficina”, disse.
As oficinas irão abordar temas como Dinâmicas lúdicas de espaço, tempo e ritmo; Jogo lúdico com regras; Roda de conversa; Jogos dramáticos; Criação de personagem, improvisação; Jogos vocais e teatrais, entre outros.
Inscrições
As inscrições podem ser realizadas na Pró-Reitoria de Extensão da UERR, bairro Canarinho, das 8 às 14 horas até o dia 09 de maio. O valor da oficina será de 100 reais, que deverão ser pagos no ato da inscrição. Serão ofertadas 35 vagas. Os participantes receberão certificado equivalente a 24 horas. As oficinas serão realizadas na UERR.
Perfil do diretor
Fernando Barcellos é Diretor Teatral, ator e cineasta. Começou sua carreira profissional aos 17 anos, quando integrou a Cia dos Comuns, companhia teatral carioca especializada em dramaturgia negra.
Lá ficou por 8 anos, quando saiu para trabalhar com o cineasta Zózimo Bulbul. Trabalhou também como assistente de direção dos cineastas Joel Zito Araújo e Carlos Diegues.
Como diretor, dirigiu o filme Se Todos Fossem Iguais, documentário que foi para mostras e festivais em 8 países. Na TV, trabalhou como pesquisador nos programas Conexões Urbanas (Multishow), Quando Éramos virgens (GNT) e Ao Ponto (TV Futura).
Fernando dirigiu dois espetáculos: A Menina Cantora no Reino de Sofia e Um pedaço do Sonho. Ambos com o grupo de teatro Os Arteiros, do qual é diretor e fundador.
Serviço
Oficina de teatro com Fernando Barcellos
Data: 09 a 14 de abril
Local: UFRR
Informações: [email protected]