Entretenimento

Boa Vista terá passeata pelo fim da violência contra a mulher

Dia 25 de novembro – O dia da não violência contra a mulher

Dando continuidade às atividades da campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres que acontece em todo o país, será organizada hoje (25), uma passeata pelo fim da violência e repressão contra a mulher.

O evento é organizado por várias instituições, entre elas a Central Única das Favelas, UNEGRO/RR, CONAM/RR, Liga do Cancêr, Instituto Pedra Pintada, Chame Roraima, ODM/RR, ODS e ONU e remete ao dia 25 de novembro, lembrado como “Dia da Não Violência Contra a Mulher”.

De acordo com Nerley Guerreiro, um dos coordenadores da manifestação e coordenador do CUFA em Roraima, a passeata será realizada para exigir mais medidas de combate à violência contra as mulheres, sejam elas agressões sexuais, o assédio em local de trabalho e o tráfico de mulheres e crianças.

O percurso terá início na Praça do Centro Cívico a partir das 15 horas, e seguirá até a Praça Fábio Paracat, onde os ativistas irão distribuir panfletos e debater sobre o tema.

“O número estatístico da violência contra a mulher em Roraima vem aumentando gradativamente, o conhecimento da Lei Maria da Penha reflete nesse número, e essa passeata vem com a proposta de levar conhecimento sobre esses números”, relatou.

Origem da Campanha

Em 1991, 23 mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (Center for Women’s Global Leadership – CWGL), lançaram a Campanha dos 16 dias de ativismo com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo. As participantes escolheram um período de significativas datas históricas, marcos de luta das mulheres, iniciando a abertura da Campanha no dia 25 de novembro – declarado pelo I Encontro Feminista da América Latina e Caribe (em 1981) como o dia Internacional de Não Violência Contra as Mulheres – e finalizando no dia 10 de dezembro – dia Internacional dos Direitos Humanos. Hoje, cerca de 130 países desenvolvem esta Campanha, conclamando a sociedade e seus governos a tomarem atitude frente à violação dos direitos humanos das mulheres.

A Campanha no Brasil

Os 16 dias de ativismo foram assumidos pelo movimento feminista brasileiro, sintonizado com a Campanha Internacional. Conquistou espaço na agenda brasileira e desde 2003 vem sendo coordenado pela organização não governamental AGENDE (Ações em Gênero, Cidadania e Desenvolvimento). Neste ano no Brasil, a Campanha deu início no dia 18 de novembro, com a Marcha Nacional das Mulheres Negras e se estenderá até o dia 10 de Dezembro, dia mundial dos Direitos Humanos.

Serviço
Passeata pelo fim da violência contra a mulher
Data: 25 de novembro
Local: Praça do Centro Cívico
Hora: 15 horas
Informações: 99167-8385