Entretenimento

Casa do Vovô recebe artistas do Sarau da Lona Poética

O abrigo de idosos Casa do Vovô receberá na noite de 12 de dezembro uma caravana de poetas, músicos e artistas visuais que fazem parte do Sarau da Lona Poética, encontro literário organizado pelo Coletivo Arteliteratura Caimbé.

A ideia é fazer uma festa literária, musical e artística com os idosos e a comunidade do entorno do abrigo, que fica na Rua Pavão, 123, Mecejana, ao lado do prédio da Setrabes. A Lona Poética começa às 19h, com entrada franca e aberta a todas as idades.

O ator e escritor Marcelo Perez é o poeta convidado desta Lona Poética, juntamente com os artistas visuais Claudio Barros e Kellen Silva, que farão uma exposição de seus trabalhos. Outra atração será um varal poético com fotografias, ilustrações e poemas de Edgar Borges, Zanny Adairalba e Edgar Bisneto. O público poderá concorrer também a sorteios de livros de autores locais.

Também poderá ser conferida a exposição “Baús abertos: corpos vividos”. Composta de retratos e composições fotográficas, surgiu de um trabalho relacional produzido por Ellen Apolinário junto a quatro moradores da Casa do Vovô e da releitura poética e visual desse produto, feita por Eli Macuxi, integrantes do Peca (Grupo de Pesquisas e Estudos em Corpo e Arte). A exposição completa o ciclo da obra, prestando homenagem aos retratados.

Além dos convidados do Coletivo Caimbé, os idosos da Casa do Vovô também terão participação ativa no Sarau da Lona Poética. Aproveitando os seus talentos artísticos, a equipe do abrigo está preparando com eles uma exposição de poemas e ensaiando performances musicais e literárias.

POESIA POR RORAIMA – O Sarau da Lona Poética é o único evento público deste gênero realizado regularmente no estado de Roraima. Itinerante, é realizado em praças, parques, livrarias e espaços culturais com a intenção de promover a circulação da poesia que se faz e se lê em Roraima.

OUTRO EVENTO – De novembro de 2015 até abril de 2016, o Coletivo Caimbé realizará 11 edições do Sarau da Lona Poética em Boa Vista, Iracema e na comunidade indígena Canoani, município do Cantá. A jornada de poesia, música e artes visuais faz parte do projeto Saraus Poéticos Caimbé, selecionado pela Bolsa de Fomento à Literatura da Fundação Biblioteca Nacional e do Ministério da Cultura.