Para muitos noivos, casar-se na Igreja é um grande sonho. Mas, para que este sonho se torne realidade, é preciso muito planejamento antes da cerimônia, além de seguir algumas regras
Casar-se na igreja sempre foi o sonho de Raroma e Rodrigo de Lucas. Após três anos de namoro e muito planejamento, o sonho se tornou realidade. “Escolhemos por fé, acreditando que assim recebemos a benção de Deus na união”, conta ela. Agora, os noivos estão para completar quatro anos de casados. Eles acreditam que para uma união ser plena é preciso uma benção religiosa.
Rodrigo Baraúna e Aline Vasconcelos Carvalho também optaram pelo casamento católico. “Minha infância e adolescência foi vivenciando a igreja como nossa segunda casa. Meus pais e irmãos faziam parte do grupo de liturgia, contando e cantando nas celebrações. Então, não me via não mantendo a tradição. A família da minha esposa também sempre foi bem presente em celebrações religiosas e nós acreditamos que o nosso casamento deveria ser celebrado como um sacramento, como dita vida católica” explicou.
Assim como esses casais, ainda é grande a procura pelo casamento na igreja e cerimônia religiosas. Os casais buscam, além do compromisso judicial, mais uma benção para que o relacionamento perdure e realiza-se em uma vida de felicidade a dois. Mas, para realizar esse sonho, é preciso estar atento às regras para a realização da cerimônia de um casamento religioso.
Caso a noiva prefira as igrejas mais concorridas, é preciso reservá-la bem antes, algumas já estão lotadas por um ano, principalmente nos meses de maio, setembro e dezembro. De acordo com Aderlan Nunes, que atua na Secretaria da Diocese em Roraima, é importante fazer uma reserva com, pelo menos, dois meses de antecedência porque é preciso dar entrada nos documentos. Em média, 20 casais se casam a cada curso.
“Antes de casarem-se, os noivos devem ser crismados e batizados. Caso não o sejam, deverão fazer o curso para serem crismados e assim possam se casar. Se já foram crismados, o casal só deverá fazer o curso dos noivos e realizar a confissão com o Padre”, explicou
Ele explica que a cada curso existe a procura de mais de vinte casais. As aulas são realizadas a cada dois meses. A próxima data disponível será no dia 26 e 27 de setembro. “Se tiver preferência por algum padre, o ideal é se casar na igreja em que ele atua”, relatou.
Na grande maioria das Igrejas, há uma reunião final com o Padre e é neste momento em que se podem tirar as dúvidas. “O casamento é visto pela Igreja Católica como uma graça de Deus”, completa. Para obter mais informações, os interessados devem procurar a Diocese em Roraima, localizada na rua Bento Brasil, 613, no Centro.