Você já teve curiosidade de saber mais sobre a culinária brasileira? Conhecidos na internet como ‘Boca de Lagarto’ e ‘Mulher Lagartixa’, o casal Guilherme Camocardi, 43, e Rafaela Ribeiro, 32, dedicam a vida ao trabalho de Turismo Gastronômico, registrando e apresentando isso através de plataformas digitais.
Denominado ‘Brasil 27’, o projeto visa promover as comidas regionais indo até a raiz da cultura gastronômica de cada destino. Muitos estados possuem uma rica culinária desenvolvida através de sua cultura, e Guilherme se considera um “encantador de viajantes” por levar esse tipo de conteúdo para o mundo.
Vivenciando experiências únicas e peculiares, o casal mostra que é aberto para alimentos pouco convencionais como pombo, escorpião, rãs, fígado de rato entre outros. A repercussão é tanta, que até mesmo o YouTuber Casimiro produz uma série de vídeos reagindo às degustações.
“Em Roraima, viemos com o intuito de enaltecer a cultura mostrando a Damorida que tem forte influência da cultura indígena e a paçoca de carne de sol também, pois o Estado tem muitos imigrantes de outras regiões do Brasil”, contou Boca de Lagarto.
Em entrevista para FolhaBV, Guilherme contou que desde criança se encantava com a geografia e a história do Brasil. Após viajar o Nordeste inteiro com Rafaela no ano passado, eles se dedicaram para visitar os demais estados em 2022.
“Gostamos muito de navegar no Rio Branco. É muito bonito. Também conhecemos o Mirante, e tivemos uma visão de 360°, onde se pode compreender a magnitude e a beleza da cidade. A cidade tem esse lance do Selvagem com um pouco do Urbano”, relatou.
Uma dica que o casal oferece para os viajantes, é sempre visitar o mercado público da cidade que você está visitando para poder compreender um pouco do andamento da rotina no local. No Estado, ele demonstrou sensibilidade para os pontos menos privilegiados da capital e visitou lugares como a Feira do Produtor, onde conta que pôde conhecer histórias e fazer amizades com moradores de longa data de Boa Vista.
“Temos uma tendência a falar mal das nossas próprias raízes, mas é ali que estão as verdadeiras pessoas de cada estado. É ali que estão as pessoas guerreiras que acordam cedo e dão um duro danado pra abastecer alimentos e bebidas na cidade. Fui muito bem recebido”, disse.
Desfrutando da culinária local, o casal conheceu um ponto turístico localizado no bairro São Pedro, Marina Meu Caso, à beira do rio, para saborear um tambaqui assado na cidade. Em seguida, eles seguiram para a Raposa Serra do Sol, para conhecer e documentar o passo a passo da Damorida.
Roraima é penúltimo estado a ser visitado por Guilherme e Rafaela, que finalizam o projeto em Palmas, completando os 27 destinos no país. Questionado sobre o futuro, eles revelam que pretendem partir para países poucos convencionais como Irã, Iraque e Paquistão.
O canal Rio 4 Fun já totaliza quase 400 mil inscritos e mais de 63 milhões de visualizações nos 603 vídeos postados na plataforma. Para acompanhar, basta clicar aqui para conhecer o canal no YouTube ou acessar as redes sociais @rio4fun, no Instagram.