Na Folha do Empreendedor de hoje, você vai conhecer a trajetória dos empresários José Luiz Lacerda Neto e Francisca Dionê de Menezes Barboza, um casal de cabelereiros cearenses, que após anos trabalhando como funcionários, resolveram começar o próprio negócio. Eles acreditaram no seu potencial, reuniram economias e abriram o próprio salão de beleza. Com profissionalismo e dedicação, hoje eles completam oito anos no mercado e comemoram a conquista de cada cliente. Para eles, a satisfação dos clientes com os serviços prestados é o segredo para o sucesso.
O mercado da Beleza e Estética é um segmento promissor e em franca expansão. Por oferecer inúmeras oportunidades lucrativas de negócios, tanto para empresários já estabelecidos como para futuros empreendedores, cada dia mais o “mercado da vaidade” atrai a atenção de novos investidores, seja pelo seu elevado potencial de geração de renda e postos de trabalho ou pela variedade de atividades que proporciona, peculiaridades que fazem do segmento de beleza se posicionar entre os que mais crescem no Brasil.
Segundo dados do próprio Sebrae, cerca de 7 mil salões de beleza são abertos por mês em todo o território nacional, a maioria como microempreendedores individuais. Não é à toa que o Brasil já é considerado o terceiro maior mercado de beleza do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos e para o Japão.
Em Roraima não é diferente. A preocupação com a aparência e a beleza a cada dia se torna uma das prioridades para a maioria das pessoas. Movidas pela vaidade, as mulheres são as primeiras a lotarem os salões de beleza, prática que tem influenciado muitos homens que também procuram por serviços estéticos.
A vaidade e a preocupação com a beleza são traços marcantes da personalidade da empresária Francisca Dionê de Menezes Barboza. Frequentadora assídua de salões de beleza, confessa que cultiva, desde a adolescência, o hábito de ir ao salão e investe pesado nos cuidados pessoais, e por isso ela é mais uma prova do potencial desse mercado.
Natural de Juazeiro do Norte (CE), filha de barbeiro e uma costureira, disse que sempre foi vaidosa e procurava manter as unhas “sempre impecáveis”. Aos 13 anos, sem dinheiro para pagar manicure, conta que fazia “favores” para os irmãos mais velhos e com o dinheiro pagava o serviço.
Percebendo a vocação da filha, a mãe logo cuidou de incentivá-la a fazer um curso de cabelereira no Senac e aos 15 anos, Dionê já atendia as amigas em casa para fazer pequenos serviços. Nesta época, enfrentava a resistência do ex-marido, que não permitia que ela trabalhasse fora.
Em 1993, aos 23 anos veio para Roraima, acompanhada do ex-marido que veio trabalhar com vendas. Durante dez anos, dedicou todo o seu tempo à família e ao completar 33 anos, já com filhos maiores, resolveu que estava na hora de trabalhar.
Para atualizar os conhecimentos, foi em busca de qualificação e se matriculou em vários cursos no Senac. Mesmo sem experiências profissionais anteriores, confessa que foi fácil conseguir emprego, devido à formação no currículo.
José Luiz Lacerda, ou “Zezinho”, também é cearense e amigo da família. Veio para Roraima em 2003, em busca de novas oportunidades. À convite de um empresário de Roraima, veio para o Estado trabalhar como revendedor de sandálias em comércios locais. “No Juazeiro do Norte, eu ganhava um salário de R$ 150 por mês e vim para ganhar R$ 1.200, não tive dúvida em aceitar a proposta”, admite. “Minha família não queria, porque tinha receio de não dar certo, mas resolvi tentar”, completa.
Zezinho também é natural de Juazeiro do Norte e começou a trabalhar cedo como feirante ajudando o pai numa pequena banca. “Sempre gostei do contato com as pessoas”, comentou.
Em um período de crise econômica, as vendas das sandálias caíram drasticamente, e Zezinho começou a procurar outra alternativa de trabalho. Amigo da família, disse que passou a observar a cabelereira Dionê trabalhando em casa, num pequeno salão improvisado.
“Achava bonita a profissão de cabelereiro, e precisava ter uma profissão, uma fonte de renda. O que mais me chamou a atenção na profissão foi a possibilidade de obter um bom dinheiro em pouco tempo de trabalho”, analisou.
Confiante na possibilidade de concluir um curso de forma intensiva e logo conseguir emprego, Zezinho se matricula no curso de cabelereiro do Senac. “Em seis meses já estava trabalhando no mesmo salão de beleza da Dionê, e como me esforçava tive grande perspectiva de crescimento”, afirmou.
Determinado a se tornar um bom profissional e seguir carreira como cabelereiro, ele fez vários outros cursos e especializou na sua área se tornando um dos mais requisitados do salão.
Em 2007, já convivendo juntos, os dois uniram os talentos pessoais e algumas poucas economias e o dinheiro da venda de uma motocicleta para investir no próprio negócio. “Alugamos um ponto na Avenida Capitão Júlio Bezerra e começamos, eu [Dionê], meu marido e duas manicures no novo endereço o Salão J&D STÚDIO”, lembra.
Satisfeitos com os bons serviços prestados pela dupla, muitos dos antigos clientes os seguiram para o novo salão. “Antes de abrir o salão, atendíamos algumas clientes em casa também, porque não precisava pagar a comissão”, revela.
No mês de dezembro, Salão abrirá aos domingos
Com a chegada das festas de final de ano, também é comum o aumento da procura dos clientes por serviços do salão de beleza. Para garantir o atendimento de todos os clientes, os empresários já começaram a funcionar em horário especial.
Durante todo o mês de dezembro, até o dia 31, o Salão J&D Stúdio abrirá também aos domingos. Avisam que o atendimento é feito, tanto por agendamento prévio ou por ordem de chegada, em qualquer dia da semana.
O cliente que queira fazer uma consulta de preços e procedimentos podem entrar em contato pelos telefones (95) 3224 2267 / 98111 – 4573. No número (95) 99142 – 0710, o cliente pode chamar por meio do aplicativo Whatsapp, tanto para consulta, como para agendamento de horários. Outra forma de comunicação com os clientes é por meio da página no facebook: www.facebook.com/salaoJDStudio.
Para quem deseja agendar um horário, os empresários informam que o Salão oferece serviços de balaiagem, cauterização, coloração, cortes, luzes, escovas, escovas definitivas, escovas inteligentes e progressivas, hidratação (simples e restauração) realinhamento, maquiagem e penteados, depilação, sobrancelha de hena, manicure, unhas em gel com design.
Os clientes que necessitam de serviços completos, como cabelo, maquiagem e penteados para festas e eventos como debutantes, formandos e noives, comunicam que o Salão oferece pacotes especiais para esse grupo com descontos e serviços adicionais.
O Salão trabalha também com serviços de estética corporal, e oferece aos clientes procedimentos como: drenagem linfática que promove a eliminação de toxinas, diminuição da retenção de líquidos (inchaço), relaxamento, massagem redutora de medidas, massagem modeladora, que tem por objetivo diluir nódulos de celulite e diminuir gordura localizada. Com esta massagem é possível obter redução de medidas.
Faz parte do pacote de serviços ainda a massagem turbinada, que consiste na associação das técnicas e benefícios da massagem redutora, drenagem linfática e bambuterapia, além da massagem relaxante e pedras quentes.
A massagem com pedras quentes, trata-se de uma massagem altamente relaxante e energizante. São utilizados pedras vulcânicas aquecidas, que proporcionam um efeito penetrante sobre o sistema muscular. Para os clientes que desejam fazer apenas um orçamento, informa que a avaliação é gratuita, sem custos para os clientes.
O SALÃO J&D STUDIO fica localizado na Avenida Santos Dumont, 1470 – Bairro Aparecida. Funciona na segunda-feira das 12h às 19h e de terça-feira a sábado das 7h30 às 19h, sem intervalo para o almoço. Telefones para contato: (95) 3224 2267/ 98111 – 4573 / 99142 – 0710. (Whatsapp), tanto para consulta, como para agendamento de horários. E pela internet: www.facebook.com/salaoJDStudio.
PERFIL
Nome Completo: José Luiz Lacerda Neto e Francisca Dionê de Menezes Barboza Estado Civil: Casados Idade: 3 Filhos: Dionê, dois filhos (Mauro Leite, 15 anos e Shafira Dayanne, 2,9 anos) Zezinho, uma filha (Shafira Dayanne)
Por que investir em Roraima? Já tínhamos a pretensão de abrir o próprio negócio, e em Roraima já conquistamos uma boa clientela formada e fidelizada, por isso optamos por manter o negócio aqui mesmo.
Momento Inesquecível: Foi no dia que inauguramos o nosso próprio salão. O melhor da vida empresarial: A liberdade para gerenciar e administrar o negócio do seu jeito, além de poder contar com a satisfação de cada cliente com nossos serviços e, atingir nossas metas. O que é ser empreendedor? Saber superar as dificuldades e encarar cada desafio como uma chance de melhorar. Qual o segredo para fidelizar um cliente? Um bom atendimento faz toda a diferença, além da qualidade dos serviços. Que conselho você daria a alguns que queiram montar o seu próprio negócio? Não desistir dos seus sonhos. Antes de abrir o negócio, procurar trabalhar em uma empresa do mesmo segmento que pretende investir, para conhecer e aprender como se dá o funcionamento do negócio… isso evita cometer muitos erros. Qual o diferencial de sua empresa? Nossos principais diferenciais são os profissionais qualificados, a flexibilidade de horário e atendimento agendado com hora marcada ou por ordem de chegada.
Qual sua próxima meta? Queremos sair do aluguel e ter nosso prédio próprio.
[email protected]
Entretenimento