Com o isolamento social imposto pela pandemia, o consumo de cerveja migrou dos bares para dentro das casas dos brasileiros. Segundo dados de empresas que monitoram esse mercado, a quantidade total de vendas atingiu um nível que não era visto há anos. Levantamento da Euromonitor, organização que analisa o mercado e percepções do consumidor, mostrou que o volume de vendas atingiu 13,3 bilhões de litros em 2020, perdendo apenas para 2014, ano em que o país sediou a Copa do Mundo.
Além da quantidade, a quarentena também influenciou a qualidade de produção da bebida. Dentro do mercado de cerveja, um dos segmentos que mais se destaca em crescimento é o de cerveja premium. O faturamento das cervejas consideradas premium cresceu 85% entre 2015 e 2020, de acordo com a pesquisa.
Mas, qual a diferença entre a cerveja premium e uma cerveja comum? As classificadas como premium têm maior teor de malte de cevada e de lúpulo em sua composição. Já em sentido comercial, contam com níveis de preço um pouco superiores ao segmento intermediário e a apresentação da marca é mais sofisticada.
As estatísticas mostram que, seguindo a linha atual, o futuro desse segmento é promissor. De acordo com as pesquisas do mercado, a expectativa é de que o faturamento das cervejas premium cresça mais de 53,9% até 2025.