Entretenimento

Ciclismo de aventura é a nova mania dos boa-vistenses

A Maratona Serra Grande de Mountain Bike é válida para o raking nacional de 2015

A turma do pedal, como são conhecidos os atletas que pegam a bike e estão sempre buscando novas trilhas para percorrer, aumenta a cada dia em Boa Vista e já possui uma agenda de passeios organizada. Durante a semana, o grupo sai em ritmo lento e percorre em torno de 15 km pelos principais pontos turísticos da cidade. O encontro começa sempre às 19h30 na praça Fábio Paracat e é indicado para quem quer começar o esporte. Às terças-feiras ocorre o Bolão da Getúlio Vargas, a partir das 20 horas. O ponto de encontro é na avenida, na esquina com a rua Luís Canuto Chaves (próximo à Faculdade Cathedral).

Toda quarta-feira é realizado um passeio noturno, indicado para quem está mais bem preparado, em torno de 50 km, em ritmo mais forte. O local é combinado pelas redes sociais.

“Usamos as redes sociais para marcar os encontros. A turma vai se conhecendo e marcando os seus próprios passeios”, relata o funcionário público Alexandre Max Kliemann, um dos ciclistas apaixonados pelo esporte, que auxilia a construções de trilhas de ciclismo.

Ele conta que buscava melhorar a saúde e optou pelo esporte como uma maneira de manter-se em forma.  “Participo de campeonatos, mas sempre como amador, buscando sempre superar os meus limites”, ressalta.

Alexandre conta que a beleza do Estado é o que mais inspira a vida de um cliclista. “O lavrado é maravilhoso, quente e abafado. Fazemos trilhas em comunidades indígenas próximas com a devida autorização dos tuxauas. Desbravar uma trilha e terminar o passeio num igarapé é tudo de bom”, relata.

A bicicleta trouxe mais do que os benefícios para saúde que Alexandre buscava. Hoje ela é responsável pela disposição e força de vontade que ele encontrou na vida. “A bike me ajudou na saúde e no ânimo, mas, além disso, é um novo estilo de vida. Comecei novas amizades e novos desafios. Perdi 20 kg e melhorei as minhas técnicas. Para mim, é uma grande vitória participar dos campeonatos estaduais e interestaduais”, contou.

Um dos passeios mais inesquecíveis e que rendeu lindas fotografias foi o desafio Tanno Tuy, de 85 km de extensão, com cerca de 1.300 ciclistas na estrada de acesso ao monte Roraima. “Nesse evento, participam atletas que vêm da Venezuela, país onde o ciclismo é o segundo esporte mais praticado. Queremos que o evento seja de um nível técnico elevado”, comenta Alexandre, que será um dos ciclistas que irá participar da maratona.

 “Sou otimista e imagino o quanto a turma dos ciclistas pode trazer benefícios para o turismo, hotéis e negócios em Boa Vista” comenta. As fotos do Alexandre são publicadas em seu perfil pessoal no instagram, é só conferir no @alexandrekliemann.

Maratona

Para quem está interessado em ciclismo e já tem preparo físico, estão abertas as inscrições para a 7ª Maratona Serra Grande de Mountain Bike, realizada pela Federação Ciclística de Roraima (FCR). A corrida é válida para o ranking nacional de 2015 e será realizada no dia 02 de agosto, domingo, a partir das 9 horas, com largada no Haras Cunhã Pucá.

O percurso será de três categorias: 95 km, 55 km e 38 km.

As inscrições podem ser feitas pelo site overbikebv.com.br, com taxa de R$ 60,00, com troféu para todas as categorias e prêmio em dinheiro. Para outras informações, os atletas podem entrar em contato pelo telefone 98123 0520 e 98123 0520. Falar com o organizador Elton Oliveira. Até o momento, cerca de 140 ciclistas já estão inscritos.