O teatro de rua tem sua marca registrada no Espetáculo ‘Circo de Horrores e Maravilhas’, que chega a Boa Vista nos dias 07, 08 e 09 de outubro com apresentações, oficinas e intercâmbio cultural. A ação será apresentada nas praças Mané Garrincha, das Águas e Germano Augusto Sampaio, respectivamente. A peça é interpretada pela companhia gaúcha Oigalê Cooperativa de Artistas Teatrais.
O espetáculo mostra as farsas baseada nos tradicionais circos dos horrores do início do século passado, que exibiam pessoas diferentes como objetos de diversão. Livremente inspirado em casos verídicos, a peça reflete sobre a exclusão, de uma forma divertida e poética, histórias que evidenciam a superação de dificuldades, frequentemente vividas por aqueles que não se enquadram nos padrões da “normalidade” impostos pela sociedade.
Além do espetáculo, serão realizados debates gratuitos, sempre depois das apresentações, aproveitando a oportunidade de registrar os depoimentos da população.
Nestas apresentações a peça traz duas novidades que buscam facilitar o acesso à peça. O espetáculo terá audiodescrição aberta em Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Além de Roraima, o grupo irá passar por Tocantins e Acre, por meio do Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2015/2016.
Companhia Teatral
A Oigalê Cooperativa de Artistas Teatrais é um grupo de teatro que vem desenvolvendo um trabalho contínuo de pesquisa de linguagem. Nessa trajetória de 17 anos ininterruptos, consolidou-se nacionalmente como um coletivo referencial para o teatro de rua. Desde sua criação uma das principais ações do grupo é proporcionar o acesso ao teatro de rua de qualidade para a população.
Programação
Dia 07 de outubro – Praça Mané Garrincha – às 20h
Dia 08 de outubro – Praça das Águas – às 20h
Dia 09 de outubro – Praça Germano Augusto Sampaio – às 20h
Oficina
Dia 11 de outubro – das 09h às 12h
Local: Espaço Cultural União Operária – UFRR
Seminário
Dia 11 de outubro – das 14h às 18h
Local: Espaço Cultural União Operária – UFRR
Intercâmbio
Dia 12 de outubro – das 19h às 22h
Local: Espaço Circular Locômbia