Enquanto muitos se preparam para as festas de fim de ano, uma superstição popular volta a gerar dúvidas sobre a ceia: pode ou não pode comer frango no Ano Novo? A crença de que aves “ciscam para trás” e, portanto, trariam azar e atraso na vida, leva muitas pessoas a excluírem o frango e o peru do cardápio da virada.
A superstição tem raízes na sabedoria popular e nos simbolismos atribuídos aos animais. Acredita-se que consumir animais que se movem para frente, como porcos e peixes, atrai progresso e prosperidade. Por outro lado, as aves, que ciscam para trás, seriam sinal de retrocesso.
A crença é bastante difundida no Brasil e em outros países, como Portugal e Itália. Há diferentes versões da superstição, algumas afirmando que as aves “levam embora a felicidade” ao voar.
Para quem segue a tradição, a recomendação é optar por carnes suínas, bovinas ou peixes na ceia de Ano Novo. Peru, chester e frango ficariam de fora para evitar “passos para trás” no ano que se inicia.
Outras superstições:
Além da crença sobre o frango, outras superstições relacionadas à alimentação na virada do ano são populares no Brasil:
- Comer lentilha: atrai prosperidade e fartura.
- Comer romã: traz dinheiro e sorte no amor.
- Comer uvas: cada uva representa um desejo para o ano novo.
- Guardar sementes de romã na carteira: garante dinheiro durante o ano todo.
- Subir em um lugar alto: atrai boa sorte.
- Usar roupa branca: simboliza paz e pureza.
Superstição ou não, o importante é celebrar!
Independentemente das crenças de cada um, o Ano Novo é uma época de celebração, renovação e esperança. Seja qual for o cardápio da ceia, o importante é compartilhar momentos especiais com amigos e familiares e desejar um feliz Ano Novo a todos.