Entretenimento

Como escolher a melhor agenda?

O importante é que você se sinta totalmente adaptado à agenda, pois ela será sua melhor amiga e um guia para os seus dias renderem mais

Saber organizar o seu dia, a semana e até o ano que está chegando se torna cada vez mais necessário na agitada vida moderna. Aí é que entra o uso da agenda, que mesmo com os instrumentos tecnológicos, ainda não perdeu o seu papel na vida da sociedade.

A jornalista Raphaela Queiroz diz que mesmo sem seguir as datas previstas na agenda, o artefato é essencial em sua profissão. “Eu uso para anotações e para fazer listas, riscar o que já foi feito e visualizar o que ainda falta para fazer, como em um planejamento”, disse. Na hora de escolher uma, prefere as que não têm horários nem datas definidas.

“Gosto das que têm apenas as linhas e o espaço para as datas em branco. Sou do tempo que era comum utilizar os adesivos para marcações de página, destaco as prioridades e o que deve ser feito em curto, médio e longo prazos”, comenta.

Fábio Cavalcante também é jornalista, e mesmo familiarizado com o uso dos eletrônicos, não abandona sua agenda. Para ele, há gente que ainda gosta de sentir o cheiro do papel, de pegar no lápis ou na caneta e não abre mão de uma agenda à moda antiga.

“Eu, pelo menos, nunca consegui usar por meios eletrônicos. Em meio a tantos aplicativos, acabava me esquecendo de anotar. Por isso, a tradicional, a de papel, é uma ferramenta eficaz para mim”, relata.

Com o início do ano, ele já comprou a sua e procurou pelas de capa dura e mais resistentes. “Escolhi uma que vem com mapa Mundi, feriados internacionais ou outras curiosidades”, finalizou.

Como escolher a sua?

O importante é que você se sinta totalmente adaptado à agenda, pois ela será sua melhor amiga e um guia para os seus dias renderem mais. Para quem tem poucos compromissos, a agenda básica é ideal, sendo que é necessário comprar uma nova a cada ano.

Uma ótima sugestão de agendas, também básicas, são aquelas do tipo fichário, com argolas, onde se compra apenas o refil do ano seguinte. A capa pode ser personalizada por você, já que ficará durante muito tempo sendo sua melhor amiga.

Mais dicas

Na hora de comprar a sua agenda, defina as categorias para as coisas que deseja controlar. Exemplo: Casa, família, estudos, trabalho, filhos, etc. As categorias que precisam de controle possuem mais atividades com data e horário marcado, atividades sem data e horário marcado (como tarefas que você pode deixar para amanhã) ou ambos.

Outra pergunta essencial é o tamanho da agenda. Caso você precise carregar sua agenda o tempo todo, é melhor escolher uma mais prática e pequena.