CINEMA

Competição ilegal 'Jogo do Bicho' será tema de novo filme brasileiro

Fernando Meirelles será o diretor do filme que irá abordar o jogo ilegal

Embora o jogo do bicho continue sendo realizado escondido em muitos cantos do país, a prática é completamente ilegal há muitos anos (Foto: Carlos Rocha)
Embora o jogo do bicho continue sendo realizado escondido em muitos cantos do país, a prática é completamente ilegal há muitos anos (Foto: Carlos Rocha)

O ‘jogo do bicho’, uma forma de competição de azar considerada ilegal no Brasil, será tema de um novo filme brasileiro de ação. A produção foi anunciada pela Amazon Prime Video, com direção do cineasta Fernando Meirelles (de Cidade de Deus) e participação de elenco estelar.
A prática consiste em um tipo de loteria onde os apostadores jogam em números de zero a 99, que correspondem a 25 animais (cada animal representa quatro números). Se um desses números for sorteado, o jogador ganha um prêmio que pode ser em dinheiro ou em produtos. O jogo do bicho surgiu em meados de 1890 e ficou popular no Rio de Janeiro, mas é jogado ilegalmente até hoje.
Já a produção do filme brasileiro já tem até nome: “A Corrida dos Bichos”. A trama se passa em um futuro distópico, na cidade do Rio de Janeiro, em um país já devastado. Ao invés do jogo de apostas propriamente dito, a competição é realizada de uma forma diferente. Os animais são representados por pessoas em uma corrida de parkour, todos eles em busca de um prêmio milionário.

O elenco é liderado pelo astro Rodrigo Santoro e Bruno Gagliasso (Foto: Divulgação)


O elenco é liderado pelo astro Rodrigo Santoro e Bruno Gagliasso, contando ainda com outros artistas de renome como Grazi Massafera, Isis Valverde, Seu Jorge, Silvero Pereira, João Guilherme e Matheus Abreu. A Amazon ainda não informou quando o filme começará a ser gravado e a data de lançamento.

Jogo do Bicho’ é ilegal e pode dar cadeia

Embora o jogo do bicho continue sendo realizado escondido em muitos cantos do país, a prática é completamente ilegal há muitos anos, tando para quem promove o jogo conhecido também como ‘bicheiro’ tanto para o apostador.
Segundo a Lei das Contravenções Penais (Decreto-lei nº 3.688/1941), consta no Art. 58 que “explorar ou realizar a loteria denominada jogo do bicho ou praticar qualquer ato relativo à sua realização ou exploração” é passível de pena de prisão simples, de quatro meses a um ano e multa.