O cantor, compositor e músico cearense Paulo Façanha fará show em única apresentação nesta quinta-feira (20), na Casa do Neuber, a partir das 21 horas. Aclamado pelo público cearense, Paulo Façanha começou sua trajetória profissionalmente cantando na noite de Fortaleza aos 17 anos e até hoje tem um público fiel às suas releituras de grandes nomes da música brasileira e de compositores cearenses, tornando-se um dos artistas mais aplaudidos da capital do Ceará.
Suas composições são destaques em festivais, sendo finalista em duas oportunidades: com “Kuarup”, em parceria com Paulo Fraga; e “Uma canção a mais”, feita com Marinho Júnior. Já em Fortaleza conquistou o 1º lugar e também foi o melhor intérprete do Festival Universitário da Canção, da UFC, de 1993, com “Calabouço”, composta com Marcílio Homem e Beto Paiva.
Em Boa Vista, o repertório de Paulo promete canções de MPB mescladas com músicas autorais. O músico divide o palco com João Aroma e Neuber Uchôa pela primeira vez, além dos amigos conterrâneos Serginho Barros, e George Farias.
“Não vejo a hora de cantar para o povo de Roraima, especialmente para o público desta Casa, que, segundo outros artistas amigos que já passaram por lá, é muito educado e animado. Darei o meu melhor, uma vez que os frequentadores da Casa do Neuber são exigentes e gostam de música boa. Vai ser divertido”, disse Paulo Façanha.
O evento oferece também a tradicional damurida, preparada pelo próprio anfitrião e ofertada ao público das quintas. A Casa do Neuber abre as portas às 21h e oferece desconto de 50% para quem chegar até as 23h. Ingressos limitados.
Carreira
Seu 1º CD, intitulado “Parto”, foi lançado em 1996, de forma independente e com muito boa aceitação do público e crítica. Sua composição de maior sucesso é “Quando a noite chegar”, em parceria com Beto Paiva, gravada por Jorge Vercillo no ano 2000, no álbum “Leve” e amplamente executada em rádios de todo o Brasil. Isso contribuiu com grande repercussão em sua carreira.
Neste mesmo ano, lançou seu segundo disco com participações especiais de Flávio Venturinni e do violonista Manassés de Sousa. Teve ainda participação hiperespecial no disco de um dos monstros sagrados da música popular brasileira: Raimundo Fagner. Com Fagner e Jorge Vercillo dividiu os vocais na faixa “É Fácil de Entender”, do disco “Fortaleza”.
No seu terceiro CD, “Vida é pra gastar”, produzido por Júnior Meirelles, ex-diretor musical e guitarrista de Ney Matogrosso, Jorge Vercillo mais uma vez deu o ar da graça no trabalho do parceiro e amigo. Neste CD destaca-se também “Chega de Tanto”, que se tornou a música de abertura do programa “Tarde Livre”, da TV Diário, canal 22.
Paulo Façanha foi homenageado em 2008 pela Ordem dos Músicos do Brasil por sua contribuição à música cearense. Em 2011, abriu asas para o grande vôo de sua carreira artística, com shows ao lado de Flávio Venturinni, em Fortaleza, no Rio de Janeiro, no Teatro Carlos Gomes, com Jorge Vercillo e em São Paulo, conquistando o 4º lugar no Festival de Música de Tatuí, um dos maiores festivais do Brasil, e nos de 2011 e 2012 ganhou o prêmio “Melhores do Ano”, promovido pelo programa “Sábado Alegre”, da TV Diário, na categoria “Melhor Cantor de MPB”.
Em 2012 também teve participação especial do DVD ao vivo de Jorge Vercillo gravado no Ceará e lançado em Abril de 2013 para todo o Brasil.
Serviço
Show Paulo Façanha
Data: 20 de outubro
Local: Casa do Neuber
Endereço: Av. Ville Roy, 8228 (Próximo à rodoviária)
Hora: Casa do Neuber