Música, cultura e educação fazem parte das celebrações natalinas no município de Pacaraima. O concerto anual ‘Acordes e Raízes’ chega a sua 7ª edição e mostra as atividades desenvolvidas pela Orquestra Sinfônica de Pacaraima, durante todo o ano. O espetáculo será apresentado na próxima sexta (11), às19h, no ginásio poliesportivo da cidade.
A apresentação promete emocionar o público com uma programação com 14 músicas de diversos ritmos, do clássico, ao forró. Também haverá participação especial de cantores líricos venezuelanos e artistas de Pacaraima. A entrada é gratuita.
Por meio da música, a orquestra atende cerca 200 crianças e adolescentes, com faixa etária de 7 a 17 anos. São alunos da Rede Municipal, Estadual e comunidades indígenas que formam um dos importantes grupos orquestrais do Estado de Roraima.
Buscando promover a inclusão cultural e uma aproximação entre expressões eruditas e populares, a orquestra faz apresentações em diversos eventos previstos no calendário escolar e também atende convites para outras solenidades do município, interagindo com a população local.
O repertório do grupo, que já gravou um CD, é bem variado. Vai da música clássica ao rock, passando por diversos gêneros como, forró, bossa nova, pop, salsa, bolero, samba, entre outros.
A orquestra iniciou com 50 alunos tocando flauta doce e hoje conta com coral, violino, viola, violoncelo, bateria, baixo elétrico, violão, guitarra, sax, flauta, trompete e trombone.
A adolescente, Maria Giovana, de 15 anos, toca violino desde os 11 e diz que gosta muito. “Antes era tímida, mas aprendi a superar meu medo. No início das apresentações ainda me sinto um pouco nervosa, mas depois é legal porque sinto que vou conseguir” comentou.
Para Gabriel Oliveira, de 13 anos, a orquestra é muito importante. Ele conta que começou com a bateria na igreja e entrou no projeto para aperfeiçoar. “A orquestra é minha vida, me ajuda muito também com as atividades escolares. Estou aqui há três anos e aprendo de uma forma divertida”, disse o menino.
Como começou
A Maestrina, Bruna Souto Maior Bonato, idealizou o projeto, apostando na importância da contribuição da música no processo educativo. Teve início em 2009, quando a Prefeitura de Pacaraima decidiu promover o aprimoramento cultural através da música. Seu principal objetivo era possibilitar o estímulo estético e a interação entre o saber adquirido nas escolas e a música.
Ao longo de sua trajetória de sete anos à frente da orquestra de Pacaraima, Bruna mantém-se fiel ao princípio de que a música como linguagem universal, ultrapassa limites sociais ou estéticos.
“Comecei meus estudos musicais muito cedo e desde a mais tenra idade sempre questionei por que as orquestras só tocavam músicas clássicas, então prometi a mim mesma que quando estivesse à frente de uma, mudaria este conceito”, explicou a musicista sobre o repertório tão diverso.
A equipe de trabalho da orquestra é formada pela maestrina, Bruna Bonato, que coordena o projeto e é responsável pelas aulas de instrumentos de corda, além da flauta doce. Alberto Flores cuida da bateria e do coral, e Susej Lima ministra as aulas dos instrumentos de sopro. A Prefeitura fornece os instrumentos, uniformes, merenda, além do espaço físico.