Entretenimento

Conheça a primeira dupla feminina do sertanejo universitário de RR

Amigas que se conheceram pela internet buscam espaço no gênero musical tipicamente masculino

A paixão pela música sertaneja ultrapassou a distância de 361 quilômetros entre os municípios de São João da Baliza, no Sul de Roraima, e a capital Boa Vista, e uniu as jovens cantoras roraimenses Reinara Rodrigues, de 19 anos, e Fernanda Cunha, de 18, para formarem a primeira dupla de sertanejo universitário de Roraima.

O gênero musical, dominado por homens, é extremamente desafiador para as mulheres. No entanto, já existem algumas cantoras que estão quebrando todos os tabus, formando duplas femininas de sertanejo universitário que já fazem sucesso por todo o Brasil. O sertanejo universitário se destaca como o gênero predileto dos brasileiros.

À Folha, Fernanda, que morava em São João da Baliza, onde cantava em uma banda de forró, contou que conheceu a amiga, Reinara, pela internet, onde começaram a compartilhar o amor pelo sertanejo. “Nos conhecemos pelo Whatsapp e começamos a conversar sobre coisas relacionadas à música, no outro dia tivemos a ideia de formar uma dupla. A nossa paixão pela música uniu a gente”, disse.
 
O gosto em comum pela cantora Marília Mendonça, referência do sertanejo no Brasil, fez com que a dupla decidisse apostar no gênero. “A minha paixão sempre foi pelo sertanejo, até que encontrei a Reinara e vi isso em comum. Foi por gostar da Marília que começamos a nos conhecer melhor e pegar intimidade com a música”, contou.

Além de regravarem músicas de duplas conhecidas, como Simone e Simaria e Maiara e Maraisa, a dupla aposta em músicas autorias. “O nosso estilo musical, que também está em alta, é o ‘sertanejo sofrência’. Temos algumas músicas que as pessoas já ouviram e se identificaram, como Chamada Perdida e Cacos do Coração”, disse a cantora.

Para Reinara, que compõe as músicas da dupla, o meio sertanejo, que sempre foi dominado por homens, pode ter espaço para as mulheres. “Nós fizemos alguns shows e a aprovação do público foi boa. Já fizemos shows inclusive na cidade dela, em Baliza, e acredito que iremos conquistar o nosso espaço”, afirmou.

A dupla irá se apresentar nesta sexta-feira, 16, na festa “Amiga parceira, só se for amiga solteira”, no CH Bar.

SERTANEJO UNIVERSITÁRIO – O estilo nasceu da mistura entre música caipira, música brega romântica e funk carioca. Os precursores dessa vertente do sertanejo são João Bosco & Vinicius, que em 1994 já tocavam em bares para estudantes universitários em Campo Grande. Com o passar dos anos, o estilo se tornou ainda mais popular e lançou outros grandes nomes da música, incluindo Jorge e Matheus, Marcos e Belutti e Munhoz e Mariano.