Entretenimento

Conheça quem adotou a cultura da motocicleta como estilo de vida

O Dia Nacional do Motociclista é comemorado anualmente no Brasil em 27 de Julho. A data celebra todos os que, seja profissionalmente ou por hobbie, pilotam motocicletas.  Porém, os motociclistas não apenas pilotam motos, mas também vivenciam o que é conhecido como “cultura da motocicleta”.

Cezar Riva é um desses que adotou a paixão por motos como estilo de vida. Aos 52 anos, é o dono da “Ameriquinha”, uma motocicleta BMW que o levou a dar uma volta em toda América do Sul. Ao todo foram 13 países e 33.800km rodados. Riva passou pelo calor do deserto do Atacama no Chile, os ventos gelados do sul da Argentina, pelos rios Amazônicos, e até mesmo pelas grandes metrópoles do outro lado do país, em cima de duas rodas.

Em quase todas as cidades que parou, ele foi recebido com apoio de vários motociclistas, trabalho que também faz em Boa Vista. Segundo ele, recebe motociclista de todo o mundo. “Roraima é passagem para muitos motociclistas que estão viajando pela América do Sul, tanto aqueles que vêm do Brasil ou da Venezuela. São pessoas de várias nacionalidades, que dividem a mesma paixão, por isso faço questão de retribuir, por que sei como é difícil viajar de moto, e qualquer ajuda é bem vinda”, relatou.

Foram doze horas, o maior tempo que passou em cima da moto, em suas viagens são a paisagem, as belezas naturais e as diversidades culturais dos lugares em que Cezar visitou contam a história do diário de viagem. O motociclista ressalta que para pegar a estrada é preciso muito planejamento, administração, paciência e, é claro, uma boa dose de romantismo e de sonhos. O próximo roteiro já está sendo planejado para o próximo ano, Riva deve subir na moto e seguir até o Alaska. “O arrependimento não existe, apenas um, o de não ter ido antes”, relatou. Atualmente, Riva é o presidente do Roraima Moto Clube.

Origem do Dia do Motociclista

A data surgiu a partir de uma tentativa da Associação Brasileira de Motociclistas de estipular um dia comemorativo oficial para motoqueiros. No entanto, não foi necessário criar nenhuma data nova.

Em 27 de Julho de 1974, morria o motociclista e mecânico da Honda, Marcus Bernardi, que era bastante querido por todos. Por sugestão de Rogério Gonçalves – proprietário da Concessionária Honda de Sorocada, São Paulo – o deputado Alcides Franciscatto, em 1984, propôs que o Dia do Motociclista fosse comemorado em 27 de Julho, em homenagem ao ex-mecânico.